Com o mercado de energia renovável cada vez mais aquecido e dinâmico, as empresas estão buscando ocupar novos espaços. Este novo ambiente de negociação abre inúmeras oportunidades para a comercialização, gestão e geração de energia, e aqueles que estão alinhados com essas dinâmicas têm se destacado de forma notável. Nesse cenário promissor, o Ceará vem se destacando em inovação sendo a Kroma Energia é uma das principais protagonistas no estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Fundada em 2008 pelo pernambucano e, também, cearense Rodrigo Mello, a Kroma Energia é a primeira comercializadora de energia do Nordeste e já nasceu com uma visão moderna numa plataforma completa em energia. Ao unir tecnologia, expertise, investimentos e estrada neste setor , a empresa visa proporcionar maior eficiência energética e excelente custo-benefício aos seus clientes.
Atualmente, com projetos espalhados por vários estados brasileiros porém com foco no Nordeste, a Kroma se dedica ao desenvolvimento de iniciativas de geração de energia limpa e renovável para consumidores de todos os perfis.
Com uma trajetória de sucesso em constante expansão, a companhia é um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) desde 2008 e integra também a Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel). Recentemente, a Kroma foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das cinco melhores empresas brasileiras para se trabalhar na área de comercialização de energia.
Este prestigioso certificado reconhece os melhores ambientes de trabalho em 97 países ao redor do mundo e é considerado um dos mais importantes no que se refere à gestão de pessoas nas empresas, avaliando organizações de todos os portes que conseguem criar excelentes ambientes de trabalho.
Além disso, apenas em 2023, a empresa ainda evitou a emissão de 9.569,43 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de aproximadamente 66 mil árvores e gerou para os seus clientes uma economia na ordem de R$50 milhões de reais.
Grandes complexos de energia solar
O Complexo Apodi (162 MWp), foi desenvolvido em parceria com as norueguesas Equinor e Scatec, em operação desde novembro de 2018. Localizada a 218 km de Fortaleza, esta usina solar tem capacidade para gerar aproximadamente 316 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 170 mil residências. A energia limpa produzida pelo complexo equivale a uma redução de cerca de 45 mil toneladas de CO2 anuais, o que equivale ao plantio de 315 mil árvores.
Dando continuidade ao seu plano de expansão no Ceará, a Kroma Energia iniciou agora, no primeiro semestre de 2024, a primeira fase de construção do Complexo Arapuá (250 MWp), no município de Jaguaruana. Com previsão para iniciar sua operação no primeiro trimestre de 2026, a expectativa é que o complexo tenha uma produção anual de 537 GWh, o equivalente a energia suficiente para abastecer mais de 288 mil residências, um investimento estimado em 800 milhões de reais.
Recentemente, a Kroma Energia deu novos passos na expansão de seus negócios. Em parceria com a Elétron Energy, a empresa inaugurou o Complexo São Pedro e Paulo (101 MWp), no município de Flores, Pernambuco, com parte de sua planta dedicada para o abastecimento das unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), considerada um dos maiores consumidores de energia do estado de Pernambuco, através de uma Parceria Público-Privada (PPP) de Energia.
O complexo possui cerca de 189 hectares, o que equivale a 229 campos de futebol e capacidade de abastecer todo o Sertão do Pajeú, com uma produção anual estimada de 199 GWh, o que equivale a 109 mil residências.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Futuro promissor da Kroma Energia
De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, as fontes renováveis compreendem 83,79% da matriz elétrica do Brasil, tornando o país uma referência internacional em geração de energia limpa. Esse percentual destaca o compromisso do país com a sustentabilidade e a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que garante segurança energética e promove o desenvolvimento econômico.
Nesse cenário, a Kroma desempenha um papel fundamental na ampliação de uma matriz energética mais sustentável, trazendo benefícios significativos para o Nordeste e demais regiões.
A atuação da empresa é crucial, especialmente considerando a importância de fontes de energia renováveis como a eólica e a solar. Além de contribuir para a diversificação da matriz energética, a empresa investe em tecnologia e inovação, assegurando que o Brasil continue avançando no uso de fontes limpas e renováveis de energia.
A aposta da Kroma está na abertura total do ambiente livre, promovendo o acesso a tarifas mais competitivas para baixa tensão. Essa estratégia visa democratizar os benefícios da energia renovável, tornando-a acessível a um maior número de consumidores, desde residências até pequenas e médias empresas.
Leia também | Inspiração Ceará: conheça histórias de sucesso que impulsionam a economia e inspiram novos empreendedores
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<