Em ações distintas realizadas nesta terça-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou três cobras jiboias encontradas em situações inusitadas nos municípios de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana. As ocorrências ocorreram nos bairros Bonsucesso, e Mestre Antônio e Pabussu. Todos os animais foram devolvidos ao habitat natural, garantindo sua segurança e afastando-os do convívio humano.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h no bairro Mestre Antônio, em Caucaia (AIS 11). Uma equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (2º BBM) foi acionada para remover uma cobra jiboia que estava no telhado de uma residência. Utilizando uma escada e equipamentos apropriados, os bombeiros recolheram o animal, que foi transportado em um recipiente seguro e devolvido ao ambiente natural.
Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A segunda ação ocorreu cerca de uma hora depois, no bairro Pabussu, também em Caucaia (AIS 11). Desta vez, a cobra jiboia foi encontrada dentro de um pneu no quintal de uma residência. Após ser verificado que o animal não apresentava lesões, ele foi solto em uma área de mata, distante de regiões habitadas.
Por volta das 18h, a equipe da 5ª Companhia (5ª Cia) do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (1º BBM) foi chamada para um novo resgate, desta vez no bairro Bonsucesso, em Fortaleza (AIS 6). Um filhote de jiboia foi encontrado dentro de uma residência. O proprietário do imóvel aguardou a chegada dos bombeiros, que recolheram o animal e o devolveram ao habitat natural.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ao encontrar um animal silvestre na própria residência, mantenha distância e observe. Evite se aproximar e interagir, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos. Entre em contato com o Corpo de Bombeiros, ou a Polícia Militar Ambiental. Eles também possuem equipes treinadas para lidar com resgates seguros. Evite alimentá-los. Isso pode incentivá-los a frequentar áreas urbanas e levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas. Mantenha seu ambiente seguro e portas e janelas fechadas. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Conscientize todos. Incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.
Leia também | Dupla é presa em flagrante por furto qualificado em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<