DESTAQUE

Setor de turismo do Ceará cresce acima da média nacional em outubro, segundo IBGE

Estado teve crescimento de 10,8% em outubro, enquanto a média nacional para o mesmo período foi de 4,7%

Compartilhe:
11 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

O setor de turismo no Ceará registrou um crescimento de 10,8% em outubro, em relação ao mês anterior, alcançando o maior índice do país, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional para o mesmo período foi de 4,7%.

Setor de turismo do Ceará cresce acima da média nacional em outubro, segundo IBGE
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na comparação anual, o desempenho cearense foi ainda mais impressionante, com um aumento de 14,0% em relação a outubro do ano passado. Este é o segundo mês consecutivo em que o estado se destaca no cenário turístico nacional, consolidando sua posição de protagonismo.

A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, atribui o sucesso ao trabalho contínuo e estratégico do setor. “Este é mais um resultado que o turismo cearense comemora em 2024. Mês após mês, o Ceará vem se destacando, mostrando sua força no turismo nacional e internacional, movimentando o maior número de passageiros em voos internacionais e registrando o maior crescimento no percentual de chegada de estrangeiros no País. Isso é fruto de um trabalho diário, dedicado, que reforça o protagonismo do nosso estado”, destacou.

Além do avanço no índice de atividades turísticas, o Ceará também liderou o crescimento da receita nominal do setor, com um aumento de 3,9% em outubro, frente à média nacional de 1,0%. O estado superou outras localidades que também registraram resultados positivos, como Rio Grande do Norte (3,7%), Pará (2,9%), Mato Grosso (2,6%) e São Paulo (2,6%).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A maioria dos estados acompanhou a expansão do turismo nacional em outubro, com exceção do Rio de Janeiro, que apresentou uma queda de 6,5%. Entre os destaques positivos estão Pernambuco (8,7%), São Paulo (8,5%), Bahia (4,8%) e o Distrito Federal (6,6%).

O desempenho cearense reflete não apenas o potencial turístico local, mas também o fortalecimento de políticas públicas e iniciativas voltadas para o crescimento do setor, consolidando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Leia também | Ceará amplia rede de proteção às mulheres com novas Casas da Mulher Brasileira e Salas Lilás

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.