Ícone do site Portal GCMAIS

Setor de turismo do Ceará cresce acima da média nacional em outubro, segundo IBGE

Ceará tem crescimento turístico acima da média nacional em outubro, segundo IBGE

Foto: Reprodução

O setor de turismo no Ceará registrou um crescimento de 10,8% em outubro, em relação ao mês anterior, alcançando o maior índice do país, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional para o mesmo período foi de 4,7%.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na comparação anual, o desempenho cearense foi ainda mais impressionante, com um aumento de 14,0% em relação a outubro do ano passado. Este é o segundo mês consecutivo em que o estado se destaca no cenário turístico nacional, consolidando sua posição de protagonismo.

A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, atribui o sucesso ao trabalho contínuo e estratégico do setor. “Este é mais um resultado que o turismo cearense comemora em 2024. Mês após mês, o Ceará vem se destacando, mostrando sua força no turismo nacional e internacional, movimentando o maior número de passageiros em voos internacionais e registrando o maior crescimento no percentual de chegada de estrangeiros no País. Isso é fruto de um trabalho diário, dedicado, que reforça o protagonismo do nosso estado”, destacou.

Além do avanço no índice de atividades turísticas, o Ceará também liderou o crescimento da receita nominal do setor, com um aumento de 3,9% em outubro, frente à média nacional de 1,0%. O estado superou outras localidades que também registraram resultados positivos, como Rio Grande do Norte (3,7%), Pará (2,9%), Mato Grosso (2,6%) e São Paulo (2,6%).

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A maioria dos estados acompanhou a expansão do turismo nacional em outubro, com exceção do Rio de Janeiro, que apresentou uma queda de 6,5%. Entre os destaques positivos estão Pernambuco (8,7%), São Paulo (8,5%), Bahia (4,8%) e o Distrito Federal (6,6%).

O desempenho cearense reflete não apenas o potencial turístico local, mas também o fortalecimento de políticas públicas e iniciativas voltadas para o crescimento do setor, consolidando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Leia também | Ceará amplia rede de proteção às mulheres com novas Casas da Mulher Brasileira e Salas Lilás

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile