Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza realiza Dia D de Combate ao Aedes aegypti na Praça do Ferreira

Fortaleza realiza Dia D de Combate ao Aedes aegypti na Praça do Ferreira

Foto: Reprodução/SESA

A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi palco neste sábado (14) de uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação, que integra o Dia D de Mobilização Nacional promovido pelo Ministério da Saúde, contou com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e diversas atividades educativas.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a importância da participação da população e dos agentes de saúde na prevenção de criadouros do mosquito. “Estamos no coração de Fortaleza para alertar as pessoas que, embora não possamos eliminar o mosquito completamente, podemos erradicar seus focos e, assim, prevenir a transmissão de doenças”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Tânia Mara também ressaltou que, apesar do aumento de casos em outros estados brasileiros, o Ceará tem registrado baixa transmissibilidade em 2024, resultado de esforços contínuos de prevenção. “Desde janeiro, realizamos ações educativas nos municípios, o que tem nos ajudado a manter índices baixos de transmissão”, explicou.

Ações educativas e participação popular

Publicidade

O evento incluiu a presença de personagens como Zé Gotinha e o Mosquitão, além de atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro e exposições sobre o ciclo do mosquito. A faxineira Aurenice Gomes, de 47 anos, que visitava o Centro com seus filhos, elogiou a iniciativa: “É muito importante adquirir esse tipo de conhecimento, tanto para os adultos quanto para as crianças”.

O filho mais novo, Pedro Lucas, de 11 anos, levou para casa uma lição importante: “Aprendi que não pode deixar água parada, porque a fêmea coloca os ovos e o mosquito vai picar a gente. Na minha casa, não vou deixar água parada”, garantiu.

A programação também contou com serviços de cidadania, aplicação de vacinas de rotina e orientação à população. O pintor Francisco Carlos de Souza aproveitou para atualizar a vacina contra o tétano. “É uma oportunidade muito boa. No dia a dia corrido, ações como essa são uma bênção”, afirmou.

Avanços no combate ao Aedes

O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho, destacou o lançamento do Plano Nacional de Combate à Dengue e outras arboviroses para 2024-2025, que prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão em ações preventivas. “Esse plano é fruto de um pacto federativo e foi elaborado com a participação de cientistas, governos e especialistas”, explicou.

Além disso, o Ceará segue ampliando a vacinação contra a dengue. Em 2024, o estado recebeu mais de 69 mil doses, aplicando 27 mil até o momento.

Cenário epidemiológico no Ceará

De acordo com a Sesa, o estado notificou 49.020 casos de dengue em 2024, sendo 11.697 confirmados. A taxa de incidência é de 133 casos por 100 mil habitantes, considerada média. Casos graves e óbitos por dengue apresentaram redução em relação ao ano anterior.

Já para chikungunya e zika, o cenário permanece de baixa transmissão. Não houve registro de óbitos por chikungunya, e nenhum caso de zika foi confirmado em 2024. O estado também registrou o primeiro caso de febre do Oropouche neste ano, com 254 confirmações, incluindo seis gestantes.

A mobilização na Praça do Ferreira integra o mês de ações estaduais contra o Aedes aegypti, reforçando a preparação para a temporada de chuvas de 2025. A diretora escolar Maria Adelaide Pereira da Silva, que trouxe alunos de Beberibe para o evento, destacou o impacto educativo da iniciativa. “Esse encontro complementa nosso trabalho em sala de aula e ajuda a replicar o conhecimento na comunidade”, concluiu.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Leia também| Dia D de combate à dengue mobiliza ações em todo o Brasil

Sair da versão mobile