A fuga dos dezesseis presos aconteceu na última quinta-feira (12) por volta das 23h quando homens armados e com fuzis invadiram o complexo penal de Eunápolis
Governo da Bahia afasta diretores de presídio de Eunápolis, após fuga de detentos
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Castro, afastou, por 30 dias, a diretora Joneuma Neres, o diretor adjunto Elton Rocha e o coordenador de segurança da unidade, que não teve o nome divulgado, após a fuga de 16 detentos do complexo penal de Eunápolis, no sul da Bahia. Com o afastamento, quem assume interinamente a direção da unidade é o policial penal Jorge Magno Alves Pinto. Ele ficará no cargo por um período de 30 dias.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O afastamento tem como objetivo realizar uma intervenção no presídio de Eunápolis para “assegurar a preservação da ordem, da regularidade e normalidade administrativa do complexo penal”, conforme explicou o secretário da pasta. A medida também visa garantir a imparcialidade nas investigações sobre o ocorrido.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fuga com fuzis
José Castro determinou a abertura de uma sindicância para apurar a fuga no complexo penal de Eunápolis, no sul da Bahia, que aconteceu por volta das 23h da noite da última quinta-feira (12). Na ocasião, homens armados, incluindo com fuzis, conseguiram invadir o presídio e abrir duas celas, de onde fugiram os 16 presos.
O complexo de Eunápolis funciona sob regime de cogestão entre o estado e a empresa privada Reviver. Em entrevista à Agência Brasil na sexta-feira (13), o presidente da empresa Reviver, Odair Conceição, afirmou que o ataque teve características inéditas pela violência como ocorreu. “É algo inédito na Bahia. Não se tem notícia de uma fuga orquestrada com o tamanho aparato de guerra”, disse ele. Felizmente, não houve feridos.
Limitações no complexo
Odair Conceição explicou que o complexo possui uma área restrita e protegida, mas que o grande arsenal dos criminosos dificultou a reação da segurança. “Eles saíram abrindo caminho com tiros em série. Houve naturalmente limitação do poder de resposta”, disse.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que está trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública, prestando apoio à Polícia Civil nas investigações e à Polícia Militar, que busca recapturar os fugitivos. Até este sábado (14), os detentos ainda não haviam sido recapturados.
Confira os nomes dos internos que fugiram do presídio:
- Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada (chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis);
- Sirlon Risério Dias Silva, conhecido como Saguin (sub líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis);
- Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como Binho Zoião (da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis);
- Altieri Amaral de Araújo, conhecido como Leleu (sub líder da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis);
- Mateus de Amaral Oliveira;
- Geifson de Jesus Souza;
- Anderson de Oliveira Lima;
- Anailton Souza Santos;
- Fernandes Pereira Queiroz;
- Giliard da Silva Moura;
- Valtinei dos Santos Lima;
- Romildo Pereira dos Santos;
- Thiago Almeida Ribeiro;
- Idário Silva Dias;
- Isaac Silva Ferreira;
- William Ferreira Miranda.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Câmeras do Nuvid flagram prisão por violência doméstica em Caucaia
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.