SEM SEQUELAS

Lula recebe alta hospitalar: “Estou aqui vivo, inteiro e com mais vontade de trabalhar”

Lula está internado desde a terça-feira (3) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após complicações de uma queda no banheiro de sua residência, em outubro

Compartilhe:
15 de dezembro de 2024
Soraya Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo (15), após passar por um procedimento de emergência na última terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, seguido por uma embolização na quinta-feira (12). Segundo os médicos responsáveis, ele não apresenta sequelas.

Lula recebe alta hospitalar: “Estou aqui vivo, inteiro e com mais vontade de trabalhar”
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A equipe médica informou que, assim que deixar o hospital, Lula permanecerá em sua residência em São Paulo até, pelo menos, quinta-feira (19), quando será submetido a uma tomografia de controle em reavaliação.

“Devido ao quadro, devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, então, para a felicidade minha e de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já já”, afirmou a médica Ana Helena Germoglio.

O médico Roberto Kalil explicou que Lula deverá manter repouso relativo por cerca de 15 dias, e que poderá retomar suas atividades profissionais normalmente, com exceção de exercícios físicos.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Ainda segundo os especialistas, o presidente só poderá fazer passeios, enquanto que as caminhadas estão suspensas, pelo menos, por enquanto. Além disso, ele não poderá realizar viagens internacionais neste momento.

Lula, de 79 anos, está internado desde a terça-feira (3) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer uma queda no banheiro de sua residência, em outubro. Durante a internação, ele passou por uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma gerado pela queda.

Na coletiva de imprensa deste domingo, Lula apareceu em público, agradeceu à equipe médica e a Deus e revelou ter se assustado com o ocorrido.

“Estou aqui vivo, inteiro e com mais vontade de trabalhar. E eu vou dizer para vocês uma coisa que eu dizia durante a campanha, tenho 79 anos, tenho energia de 30 e tesão de 20 para construir o país”, afirmou o presidente.

Na quinta-feira, o presidente Lula passou por um procedimento preventivo pós-cirúrgico para evitar um novo sangramento. Já na sexta-feira, diante da boa evolução de seu quadro, os médicos reduziram os cuidados intensivos, incluindo a monitorização contínua, passando a semi-intensivos. Na tarde de sexta, Lula publicou em suas redes sociais um vídeo em que aparece caminhando pelo corredor do hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado no sábado (14), Lula estava “lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”. Seus exames neurológicos estavam normais, e a única recomendação médica era de repouso relativo, com restrição a esforços físicos e cuidados para evitar estresse emocional.

Inicialmente, a previsão era de que o presidente tivesse alta no começo da próxima semana.

Queda no banheiro e dor de cabeça

Lula foi internado na noite de segunda-feira (2), após apresentar fortes dores de cabeça, inicialmente acreditando estar com sintomas de gripe. Durante exames realizados em Brasília, foi identificada uma hemorragia intracraniana de aproximadamente três centímetros. O presidente foi transferido imediatamente para São Paulo para tratamento.

Embora tenha batido a nuca na queda, o hematoma foi localizado nas regiões do lobo frontal e do lobo parietal do cérebro, áreas distantes da lesão inicial. Segundo os médicos, o sangramento ocorreu devido ao “chacoalhão” do cérebro durante o impacto, e não no ponto exato da batida.

O lobo frontal é uma área crucial, responsável pelos movimentos voluntários, linguagem e habilidades cognitivas. Já o lobo parietal integra informações sensoriais, como toque, temperatura e dor.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Leia também| Presidente Lula segue em recuperação e alta está prevista para próxima semana

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.