O crescimento estadual também foi superior ao do Brasil em relação ao segundo trimestre deste ano, que apresentou uma alta de 0,9%, enquanto o Ceará teve 0,42%
PIB do Ceará cresce 6,67% no 3º trimestre de 2024, acima da média nacional
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento de 6,67% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, superando a média nacional de 4% e os resultados de estados como Bahia (3,6%) e Pernambuco (4,9%). O crescimento estadual também foi superior ao do Brasil em relação ao segundo trimestre deste ano, que apresentou uma alta de 0,9%, enquanto o Ceará teve 0,42%. A previsão para o PIB cearense em 2024 é de um crescimento de 5,57%, superior à estimativa nacional de 3,39%.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O governador Elmano de Freitas destacou que os resultados demonstram o compromisso do estado com o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo para o crescimento e o desenvolvimento do nosso estado, sempre com o objetivo de gerar mais emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o governador.
A previsão inicial do PIB cearense, de 1,91% em dezembro de 2023, foi ajustada ao longo do ano, com estimativas sucessivas de 2,31%, 3,16% e 4,41%. Em todas as revisões, o crescimento projetado para o Ceará foi superior à média nacional.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Setores econômicos
No terceiro trimestre de 2024, o setor agrícola se destacou com um crescimento de 18,56%, enquanto a indústria teve uma alta de 12,48% e o setor de serviços, 4,20%. Em comparação, o Brasil teve desempenho negativo na agropecuária, com -0,8%, enquanto a indústria e os serviços cresceram 3,6% e 4,1%, respectivamente.
Quando comparado com o segundo trimestre de 2024, a Indústria cearense apresentou o maior crescimento entre os três setores, com um aumento de 2,69%, superando a média nacional de 0,6%. O setor de serviços cresceu 0,58%, abaixo do índice nacional de 0,9%, e a agropecuária apresentou uma leve retração de -1,51%, frente a -0,9% do Brasil.
Alfredo Pessoa, diretor-geral do Ipece, ressaltou que o crescimento do PIB cearense reflete as políticas adotadas pelo Governo do Ceará e indica uma trajetória positiva para a economia do estado. Ele também destacou que os números são preliminares e podem ser retificados com os dados das Contas Regionais definitivas, calculadas em conjunto com o IBGE.
O cálculo do PIB estadual é realizado por um grupo de analistas do Ipece e, além do Ceará, outros dez estados brasileiros, incluindo Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, também calculam o PIB com base nos setores de Agropecuária, Indústria e Serviços.
Leia também |Renegocia! Mutirão de negociação de dívidas começa nesta segunda-feira (16)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Governo libera pagamento de R$ 200 para estudantes do ensino médio inscritos no CadÚnico

IJCPM amplia cursos de tecnologia em Fortaleza para capacitar jovens no mercado digital

INSS libera valor extra em duas parcelas para beneficiários com situação regular; confira
