O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento de 6,67% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, superando a média nacional de 4% e os resultados de estados como Bahia (3,6%) e Pernambuco (4,9%). O crescimento estadual também foi superior ao do Brasil em relação ao segundo trimestre deste ano, que apresentou uma alta de 0,9%, enquanto o Ceará teve 0,42%. A previsão para o PIB cearense em 2024 é de um crescimento de 5,57%, superior à estimativa nacional de 3,39%.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O governador Elmano de Freitas destacou que os resultados demonstram o compromisso do estado com o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo para o crescimento e o desenvolvimento do nosso estado, sempre com o objetivo de gerar mais emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o governador.
A previsão inicial do PIB cearense, de 1,91% em dezembro de 2023, foi ajustada ao longo do ano, com estimativas sucessivas de 2,31%, 3,16% e 4,41%. Em todas as revisões, o crescimento projetado para o Ceará foi superior à média nacional.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Setores econômicos
No terceiro trimestre de 2024, o setor agrícola se destacou com um crescimento de 18,56%, enquanto a indústria teve uma alta de 12,48% e o setor de serviços, 4,20%. Em comparação, o Brasil teve desempenho negativo na agropecuária, com -0,8%, enquanto a indústria e os serviços cresceram 3,6% e 4,1%, respectivamente.
Quando comparado com o segundo trimestre de 2024, a Indústria cearense apresentou o maior crescimento entre os três setores, com um aumento de 2,69%, superando a média nacional de 0,6%. O setor de serviços cresceu 0,58%, abaixo do índice nacional de 0,9%, e a agropecuária apresentou uma leve retração de -1,51%, frente a -0,9% do Brasil.
Alfredo Pessoa, diretor-geral do Ipece, ressaltou que o crescimento do PIB cearense reflete as políticas adotadas pelo Governo do Ceará e indica uma trajetória positiva para a economia do estado. Ele também destacou que os números são preliminares e podem ser retificados com os dados das Contas Regionais definitivas, calculadas em conjunto com o IBGE.
O cálculo do PIB estadual é realizado por um grupo de analistas do Ipece e, além do Ceará, outros dez estados brasileiros, incluindo Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, também calculam o PIB com base nos setores de Agropecuária, Indústria e Serviços.
Leia também |Renegocia! Mutirão de negociação de dívidas começa nesta segunda-feira (16)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<