PREVENÇÃO

Operação contra arboviroses em Fortaleza prevê vistoria de 700 mil imóveis; confira os bairros

Entre os locais prioritários estão Alto da Balança, São João do Tauape e Aerolândia

Compartilhe:
20 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

A Operação Inverno 2024/2025, lançada em novembro pela Prefeitura de Fortaleza, prevê a vistoria de 779 mil imóveis em 48 bairros da capital com maior incidência do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Entre os locais prioritários estão Alto da Balança, São João do Tauape e Aerolândia.

Operação contra arboviroses em Fortaleza prevê vistoria de 700 mil imóveis; confira os bairros
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com o objetivo de combater focos do vetor e conscientizar a população sobre os cuidados na quadra chuvosa, a ação mobiliza 1.338 profissionais, que atuarão diretamente na eliminação de criadouros e na orientação dos moradores.

Operação contra arboviroses em Fortaleza

Na edição anterior, entre novembro de 2023 e fevereiro deste ano, foram vistoriados 674 mil imóveis, com a eliminação de 9 mil focos do mosquito. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a meta é intensificar os esforços para evitar a propagação de arboviroses, especialmente no período de maior incidência, durante as chuvas.

Além das ações específicas da operação, entre janeiro e outubro deste ano, a Prefeitura realizou visitas a 1.711.324 imóveis e eliminou 28 mil focos do Aedes aegypti.

Dados do Sistema de Monitoramento Diário de Agravos (Simda) apontam que Fortaleza registrou 3.242 casos confirmados de dengue em 2024, com um pico de 815 casos no início de abril. Desde então, os números têm apresentado queda, chegando à 49ª semana epidemiológica (9 a 15 de dezembro) com 50 notificações – uma redução de 50% em relação ao mesmo período de 2023.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Bairros mais afetados pela dengue em 2024

Os bairros com maior número de casos confirmados este ano foram:

  • Centro: 131 casos
  • Messejana: 112 casos
  • Passaré: 96 casos
  • Jangurussu: 93 casos
  • Praia do Futuro II: 93 casos
  • Joaquim Távora: 90 casos

Outros bairros como Serrinha (81 casos), Barra do Ceará (73), Montese (70) e Vicente Pinzon (68) também registraram altas incidências da doença.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para evitar focos do mosquito, como eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água tampadas e garantir a limpeza de quintais e calhas.

Leia também |Fortaleza inicia Operação Inverno 2024/2025 no bairro Aerolândia para prevenir arboviroses

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.