Ícone do site Portal GCMAIS

Governo inicia ações de restauro para os 10 anos de reabertura do Cineteatro São Luiz

Governo do Ceará anuncia ações de restauro para os 10 anos de reabertura do Cineteatro São Luiz

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Governo do Estado do Ceará anunciou o início das ações de conservação e restauro para o Cineteatro São Luiz, marcando os 10 anos da reabertura do equipamento cultural. Estará contemplada a sala de cinema e espetáculos Luiz Severiano Ribeiro, além da manutenção do palco e do foyer.

Os trabalhos de restauração estão previstos para acontecer entre o final de dezembro deste ano e a segunda quinzena de fevereiro de 2025, devendo ainda contar com a colaboração de alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS).

No período de manutenção, a programação presencial ficará suspensa, mas o espaço cultural segue com atividades externas gratuitas na Praça do Ferreira e atrações virtuais no canal de YouTube, com shows musicais gravados em 2024 e novos episódios dos podcasts Sons do Ceará e Perfil de Cinema, em parceria com a Rádio Universitária FM. Toda a programação do Cineteatro poderá ser acompanhada no site e nas redes sociais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Trata-se da primeira intervenção de restauro desde a reabertura do equipamento, em 2015, após a obra que preservou o projeto original do São Luiz. Ao ser vendido pelo Grupo Severiano Ribeiro ao Governo do Estado do Ceará, em 2011, a Secretaria da Cultura colocou em curso um projeto de restauração e reforma da arquitetura do local.

Publicidade

“As ações de restauro e conservação da sala principal do Cineteatro São Luiz representam nosso compromisso com a memória cultural e a valorização de um patrimônio que é símbolo da arte e da identidade do povo cearense. Gostaria de enaltecer a parceria da EAOTPS e do Cineteatro São Luiz, neste esforço conjunto para qualificar um espaço cultural tão importante. O Governo do Ceará segue com investimentos que garantem a manutenção e a preservação dos nossos equipamentos culturais”, comentou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Operações de restauro

As intervenções serão realizadas em áreas externas do equipamento – como as portas de entrada e o piso de mármore original do foyer – e também nas áreas internas. A sala de cinema e espetáculos Luiz Severiano Ribeiro, a sala principal, passará por manutenção do ar-condicionado e por restauro nas paredes laterais, que são compostas por elementos em baixo e alto relevo coloridos que, além de decorativos, possuem funções acústica e estrutural.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

“Em 2025, o Cineteatro fará 67 anos de inauguração e 10 anos de reabertura após uma minuciosa restauração pelo Governo do Ceará. Uma breve pausa para nova manutenção e ações que visam a conservação deste patrimônio tombado é de extrema importância para nos prepararmos para as celebrações de aniversário e para os próximos anos. Estamos às vistas de um futuro cada vez mais bonito e promissor do equipamento, que segue atuando graças ao trabalho diário de muitas mãos e à presença carinhosa e consolidada do público e da classe artística”, comenta José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz.

Dividida em etapas, a nova intervenção de conservação e restauro inicia nesta segunda-feira (23), com a identificação das causas dos danos atuais e preparação dos espaços que receberão a intervenção da turma da Escola de Artes e Ofícios. Em outra etapa, que começa dia 16 de janeiro, o trabalho será dividido nas seguintes fases: mapeamento, análises sobre o seu estado atual de conservação e realização de ações restaurativas para recomposição das camadas pictóricas.

“Será uma ação de grande importância para a Escola e nossos alunos, pelo enorme valor cultural e histórico do Cineteatro São Luiz. É mais uma atividade da Escola em parceria com um equipamento da Secult Ceará, que fortalece nossa missão de promover a valorização do patrimônio cultural do nosso estado, a partir da educação e formação de restauradores”, completa Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Antes de iniciar a etapa prática, os 10 alunos do curso passam por formação para aprofundamento teórico e recebem treinamento atualizado em segurança no trabalho. Todos eles já passaram por outras atividades formativas da EAOTPS, tendo experiências de restauro anteriores. O trabalho a ser desenvolvido pela Escola considerará manter a integridade da sala de cinema e espetáculos do Cineteatro e seu evidente valor estético. O trabalho será coordenado pela restauradora e professora Carolina Alves e supervisionado pelo restaurador Merlin Alves.

“Nossas ações de restauração são especialmente motivadas pelas memórias que o prédio abriga, pela sua importância histórica. Tive a satisfação de ter participado das obras de restauração que reinauguraram o equipamento em 2014 e sei que esse trabalho certamente também trará realização aos alunos por estarem ajudando no bom cuidado de um bem cultural valioso pro nosso Estado”, comentou Carolina Alves.

Cineteatro São Luiz

Inaugurado em 26 de março de 1958 pelo empresário cearense Luiz Severiano Ribeiro, o Cineteatro São Luiz foi projetado em estilo Art Déco pelo arquiteto Humberto da Justa Menescal. As paredes da sala de exibição foram projetadas por Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. Tendo como uma das características marcantes a decoração interna, o projeto une estética com funcionalidade, valorizando a arte decorativa e o melhor funcionamento da casa de espetáculos, proporcionando uma reverberação uniforme do som por toda a plateia. Tombado como patrimônio histórico e cultural estadual em 1991, a edificação foi objeto de um grande restauro entre 2013 e 2014, quando foi reinaugurado, recuperando seu projeto original de ser uma casa de cinema e de espetáculos. O Cineteatro São Luiz é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Fotos da arquitetura

Leia também | ‘New York Times’ prevê ‘Ainda Estou Aqui’ indicado a melhor filme no Oscar

Sobre a EAOTPS

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades. Desde sua fundação, a Escola já contribuiu para restaurar importantes bens culturais, como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar, o Museu da Indústria, o Sobrado Dr. José Lourenço, a cripta da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o vitral da sede histórica da Sefaz/CE, além de acervos do Arquivo Público do Ceará, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e do Instituto Histórico do Ceará.

Serviço
Cineteatro São Luiz dá ínicio a manutenção, conservação e restauro em parceria com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Programação presencial: Suspensa nas áreas internas, de 23 de dezembro de 2024 à 2a quinzena de fevereiro de 2025
Bilheteria física: Fechada a partir do dia 23 de dezembro de 2024. Reabre em fevereiro de 2025 mediante venda de ingressos para a programação de Março.
Endereço: Rua Major Facundo, 500 – Centro | Fortaleza – Ceará

Sair da versão mobile