Ícone do site Portal GCMAIS

Véspera de Natal é feriado? Saiba quem folga no dia 24 de dezembro

Véspera de Natal é feriado? Saiba quem folga no dia 24 de dezembro

Foto: Pexels

A véspera de Natal é um momento de grande expectativa e celebração para muitas pessoas ao redor do mundo, marcado por tradições familiares, trocas de presentes e preparativos para a festividade. No Brasil, essa data gera dúvidas entre os trabalhadores sobre a questão do feriado, especialmente em relação à possibilidade de folga e como as empresas lidam com o expediente. A seguir saiba se o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é feriado.

Véspera de Natal, 24 de dezembro, é feriado? 

Em 2024, essa data é considerada ponto facultativo a partir das 14 horas, o que significa que não é um feriado oficial, mas sim uma recomendação que permite que empregadores decidam sobre a liberação dos funcionários.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O ponto facultativo é uma prática que permite que cada empresa ou órgão público tenha autonomia para determinar se haverá ou não a suspensão das atividades. Assim, muitas empresas podem optar por encerrar o expediente mais cedo, geralmente às 14h, permitindo que os trabalhadores se preparem para as celebrações do Natal. No entanto, essa decisão não é obrigatória e varia de acordo com a política interna de cada organização.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Publicidade

Para quem deseja emendar os dias e viajar ou passar o período com a família, é importante consultar o empregador.

Feriados em dezembro

Enquanto a véspera de Natal não é feriado, o dia 25 de dezembro é um feriado nacional em todo o Brasil, quando se celebra o Natal. Todos os trabalhadores têm direito a uma folga remunerada nessa data. Para aqueles que forem convocados a trabalhar no dia de Natal, a legislação garante direitos como pagamento em dobro ou compensação em outro dia.

Leia também | Supermercados de Fortaleza e Região Metropolitana não vão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile