O velório e sepultamento de Henrique Marquez de Jesus, turista adolescente de 16 anos que foi morto enquanto visitava Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, foram realizados na manhã desta terça-feira (24), em São Paulo. A cerimônia teve início por volta das 9h, no cemitério municipal de Bertioga, na Baixada Santista, local onde vive a família do adolescente.
Henrique estava em sua primeira viagem com o pai, Danilo Jesus, para fora de sua cidade natal, quando foi sequestrado e morto. O corpo do jovem foi encontrado no dia 18 de dezembro, em uma lagoa localizada na região de dunas de Jericoacoara. Após os trâmites legais, o corpo foi transportado para São Paulo e chegou ao município paulista na segunda-feira (23).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante o velório, amigos e familiares homenagearam Henrique com camisetas personalizadas que estampavam sua imagem e uma mensagem de apelo por justiça. A dor da perda foi marcada pela comoção e pela indignação, enquanto parentes destacaram a necessidade de responsabilização dos envolvidos.
Na manhã de segunda-feira (23), dois suspeitos de envolvimento no assassinato de Henrique foram detidos. Entre eles está um adolescente de 16 anos, apreendido no bairro Barroso, em Fortaleza, e levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) também cumpriu um mandado de prisão preventiva contra o mandante do crime, um homem de 36 anos que já estava detido no presídio de Pedrinhas, no Maranhão. Segundo o delegado Marcos Aurélio, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte do Ceará (DPJI-Norte), sete pessoas foram identificadas como envolvidas no crime, e cinco mandados de prisão ainda aguardam cumprimento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Velório de turista adolescente morto em Jericoacoara é nesta terça-feira (24), em São Paulo; relembre o caso
Henrique Marquez desapareceu na noite de segunda-feira (16) em Jericoacoara, enquanto retornava para a pousada onde estava hospedado com o pai. Imagens de câmeras de segurança mostram o jovem sendo carregado por um grupo de pessoas, aparentemente ferido.
De acordo com Danilo Jesus, a viagem ao Ceará seria encerrada no dia seguinte, com o embarque de volta para São Paulo. Ele relatou que Henrique fez gestos com as mãos ao posar para uma foto, sendo confundido como membro de uma facção rival. Esse mal-entendido resultou em seu sequestro e assassinato por membros de uma organização de origem carioca.
O corpo de Henrique foi encontrado na manhã do dia 18, em uma lagoa da região. O caso gerou grande repercussão e reforça os apelos por justiça para a família da vítima.
Leia também | Prefeitura de Fortaleza apresenta plano operacional para o Réveillon 2025
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<