PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FAB envia três investigadores ao Cazaquistão após queda de avião da Embraer

No total, 38 das 67 pessoas a bordo da aeronave morreram após a queda

Compartilhe
FAB envia três investigadores ao Cazaquistão após queda de avião da Embraer
Foto: GCMais

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira, 26, que enviou três investigadores ao Cazaquistão para oferecer suporte técnico ao país durante as investigações da queda de um avião comercial da Azerbaijan Airlines na cidade de Aktau, no Cazaquistão.

No total, 38 das 67 pessoas a bordo da aeronave morreram após a queda. O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.

Leia também: WhatsApp para de funcionar em alguns celulares nesta quarta-feira (7); veja a lista

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião fazendo voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perde altitude. A aeronave colide com o solo de barriga e em seguida vê-se uma explosão.

PUBLICIDADE

Segundo o comunicado da FAB, o envio dos investigadores faz parte dos protocolos do Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, da qual tanto o Cazaquistão quanto o Brasil são signatários. "Este trabalho conjunto reforça o compromisso com a segurança na aviação e a colaboração entre os países signatários da Convenção de Chicago de 1944", destaca a Força Aérea.

PUBLICIDADE

Sistema de defesa russo

De acordo com quatro fontes do Azerbaijão ouvidas pela agência Reuters, o avião foi abatido por um sistema de defesa aérea russo.

PUBLICIDADE

A declaração foi feita inicialmente por Andriy Kovalenko, membro da segurança nacional ucraniana, que citou imagens de dentro do avião que mostravam "coletes salva-vidas perfurados".

PUBLICIDADE

Na sequência, outros especialistas militares e de aviação ecoaram a avaliação, que foi reproduzida até mesmo na mídia russa, com a informação de que a aeronave pode ter sido confundida com um drone ucraniano.

Em entrevista ao Estadão, o especialista em aviação Lito Sousa, do canal Aviões e Músicas no YouTube, acredita que o avião foi abatido por um sistema de defesa aérea.

PUBLICIDADE

"As imagens mostradas logo após o ocorrido indicam danos que não são típicos de um acidente aéreo convencional", diz. "É uma possibilidade concreta que a causa principal tenha sido abate".

PUBLICIDADE
Leia também
WhatsApp para de funcionar em alguns celulares nesta quarta-feira (7); veja a lista
TECNOLOGIA
WhatsApp para de funcionar em alguns celulares nesta quarta-feira (7); veja a lista
06 de out. de 2026 - 15:38
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
MERCADO
Empresas do Ceará podem concorrer a prêmio de vendas, marketing e negócios; veja como participar
06 de out. de 2026 - 15:26
Tem dívida antiga? Brasileiros podem conseguir até 90% de desconto; veja quem tem direito
QUITAÇÃO
Tem dívida antiga? Brasileiros podem conseguir até 90% de desconto; veja quem tem direito
06 de out. de 2026 - 15:21