Ícone do site Portal GCMAIS

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda direitos e regras para quem trabalha

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda direitos e regras para quem trabalha

Foto: Davi Pinheiro / Governo do Ceará

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? A data é marcada pelas preparações para a chegada do Ano Novo, mas nem todos têm a folga garantida. Oficialmente, o feriado no Brasil é apenas o dia 1º de janeiro, dedicado à Confraternização Universal. Já o último dia do ano pode ser declarado como ponto facultativo, a depender de decretos governamentais ou decisões de empresas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O ponto facultativo permite que as atividades laborais sejam dispensadas, mas sem obrigatoriedade. Empresas privadas e órgãos públicos têm autonomia para decidir se mantêm o expediente ou concedem folga. Isso significa que, ao contrário de um feriado, a decisão de trabalhar ou não cabe ao empregador, dentro das regras previamente negociadas.

Direitos dos trabalhadores

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não prevê regras específicas para o ponto facultativo, mas estabelece diretrizes gerais:

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo?

Enquanto feriados são determinados por lei e incluem direitos específicos, como o pagamento de adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, o ponto facultativo confere mais flexibilidade às empresas e órgãos públicos. No entanto, a decisão de liberar ou não os funcionários pode variar, gerando questionamentos sobre a equidade no tratamento dos trabalhadores.

No Ceará e em Fortaleza

No Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) decretou ponto facultativo a partir do meio-dia nos dias 24 e 31 de dezembro para os órgãos da administração pública estadual. Contudo, o funcionamento das atividades essenciais, como saúde, segurança e abastecimento de água, está garantido, conforme ressaltado pelo governador.

Já em Fortaleza, a Prefeitura também adotou ponto facultativo nos mesmos dias e horários, excluindo os servidores de áreas indispensáveis, como saúde, limpeza urbana e segurança. O Instituto Dr. José Frota (IJF) e outros serviços essenciais continuarão operando normalmente.

Leia também |Comércio do Centro de Fortaleza terá horários especiais no final de ano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile