As decisões impactarão diretamente as bancadas da Alece, do Congresso Nacional e da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor)
Reforma no governo Elmano altera equilíbrios políticos na Alece, CMFor e Câmara Federal
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta quinta-feira (26), uma reforma administrativa que envolve mudanças em sete secretarias de sua gestão, além de alterações em assessorias, órgãos vinculados e na liderança do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). As decisões impactarão diretamente as bancadas da Alece, do Congresso Nacional e da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), com substituições e remanejamentos políticos.
As principais mudanças
Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
O deputado estadual Fernando Santana (PT) foi indicado para comandar a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), substituindo o deputado federal Robério Monteiro (PDT), que optou por retornar à Câmara dos Deputados. Fernando Santana, que assumirá a presidência da Alece entre janeiro e fevereiro, será sucedido por Romeu Aldigueri (PDT). Após esse período, Fernando se licenciará do Legislativo para assumir o cargo no Executivo, permitindo que Guilherme Sampaio (PT), suplente em exercício, permaneça como deputado estadual.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Outras mudanças na Alece
O partido PDT também verá alterações significativas. Lia Gomes (PDT) foi nomeada secretária das Mulheres, enquanto Oriel Filho (PDT) assume a Secretaria de Pesca e Agricultura. Além disso, a vaga deixada por Evandro Leitão (PT), que assumiu a Prefeitura de Fortaleza, será ocupada por Salmito Filho (PDT), que retorna ao mandato como deputado estadual. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito será substituído por Domingos Filho, presidente do PSD Ceará e ex-vice-governador.
Bancada federal
Na Câmara dos Deputados, Eduardo Bismarck (PDT) será o novo titular da Secretaria do Turismo, enquanto Idilvan Alencar (PDT) comandará a Secretaria de Educação na gestão do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão. Esses movimentos abrirão vagas para suplentes do PDT: Leônidas Cristino e Enfermeira Ana Paula (sem partido). Apesar de ter migrado para o PSB durante a janela partidária, Ana Paula deixou o partido devido a discordâncias internas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Câmara Municipal de Fortaleza
Na CMFor, Erich Douglas (PSD), eleito vereador em 2024, será o secretário da Proteção Animal. Outras mudanças incluem Apollo Vicz (PSD) e Eudes Bringel (PSD), que assumem funções na gestão de Evandro Leitão, abrindo vagas para os suplentes Tony Brito, Estrela Barros e Danilo Lopes. No entanto, acordos políticos ainda estão em negociação e podem alterar essa configuração.
Impactos e perspectivas
As mudanças promovidas pelo governador Elmano de Freitas evidenciam um realinhamento político com impacto direto nas articulações entre Executivo e Legislativo em diferentes âmbitos. As movimentações indicam uma estratégia para fortalecer a base do governo e acomodar aliados em posições-chave, tanto em nível estadual quanto federal. O desdobramento dessas alterações será acompanhado de perto por analistas e lideranças políticas.
Leia também | O que o arsênio faz no corpo humano? Substância é encontrada em sangue de sobrevivente e vítima que comeram bolo em Torres
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.