MUNDO

Avião sai da pista, explode na Coreia do Sul e deixa dezenas de mortos

A aeronave havia decolado de Bangcoc, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul. O piloto tentou um pouso de emergência

Compartilhe:
29 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

Durante um pouso no aeroporto de Muan, na Coreia do Sul, um avião com 181 pessoas a bordo saiu da pista e colidiu com um muro, resultando em uma explosão. O acidente, que ocorreu na manhã deste domingo (29/12), noite de sábado no Brasil, deixou pelo menos 179 mortos, e dois tripulantes foram resgatados com vida.

Avião sai da pista, explode na Coreia do Sul e deixa dezenas de mortos
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A aeronave, um Boeing 737-800 da companhia Jeju Air, havia decolado de Bangcoc, capital da Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul. De acordo com as autoridades, o piloto tentou um pouso de emergência após falhas no trem de pouso impedirem uma aterrissagem bem-sucedida na primeira tentativa. Durante a segunda tentativa, o avião não conseguiu reduzir a velocidade, ultrapassou o limite da pista e colidiu com uma parede, resultando em uma explosão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O chefe dos bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun, informou que a falha no trem de pouso pode ter sido causada por uma colisão com pássaros, agravada por condições meteorológicas adversas. A explosão aconteceu às 9h07, horário local.

“Dois tripulantes foram resgatados da parte traseira da aeronave, que foi a única seção que permaneceu parcialmente intacta”, explicou Lee. “O restante do avião foi completamente destruído, dificultando a identificação das vítimas.”

Cerca de 80 bombeiros foram mobilizados para o local do acidente. As imagens mostram o avião deslizando pela pista em alta velocidade antes de se chocar contra o muro. Vídeos e fotos registraram as chamas e uma densa coluna de fumaça.

A torre de controle havia emitido um alerta sobre colisões com pássaros, e os pilotos declararam emergência (“mayday”) pouco antes do acidente. Testemunhas relataram que o avião aterrissou sem o trem de pouso e deslizou pela pista até colidir.

O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, determinou que todos os esforços fossem direcionados para as operações de resgate. Enquanto isso, familiares das vítimas se reuniram no aeroporto de Muan em busca de informações.

Investigação em andamento

A Jeju Air informou que a aeronave, fabricada em 2009, não tinha registros de falhas anteriores. Este é o primeiro acidente fatal da companhia, fundada em 2005. As autoridades sul-coreanas abriram uma investigação para determinar as causas do acidente.

O aeroporto de Muan, um dos menores da Coreia do Sul, recebeu pouco mais de 310 mil passageiros entre janeiro e novembro deste ano. Este incidente marca o pior acidente aéreo no país em quase 30 anos, superando o desastre de 1997, quando um avião da Korean Air caiu em Guam, causando 228 mortes.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Avião explode na Coreia do Sul e deixa dezenas de pessoas mortas

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.