Na manhã deste domingo, 29 de dezembro, uma multidão de fiéis católicos participou de uma procissão que saiu do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, em direção à Catedral Metropolitana. O evento marcou a abertura oficial do Jubileu da Esperança, promovido pela Arquidiocese de Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A celebração reuniu padres, diáconos, religiosos consagrados e leigos, que caminharam em unidade, movidos por um espírito de fé, oração e esperança para o ano de 2025. A procissão simbolizou o compromisso da comunidade católica com os valores de amor e renovação espiritual para o novo ano.
Já na Catedral, uma multidão acompanhou a abertura do ano jubilar 2025 – Peregrinos da Esperança na Arquidiocese. Após o rito, a celebração continuou dentro da igreja e foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. O arcebispo fez uma oração inicial para a benção da água benta para aspergir nos fiéis.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em sua fala inicial, Dom Gregório Paixão cumprimentou as pessoas que estavam presentes na cerimônia e fez um convite para que a população “se dirija ao Norte de Israel, para uma cidade pequena, esquecida por tudo e por todos. A uma casa simples, de um homem chamado José e de uma mulher chamada Maria, onde ali, um jovem de 12 anos de idade se preparava para fazer uma peregrinação junto com seus pais. E com todos aqueles que faziam parte da sua cidade, do seu destino e da sua história. Todos aqueles de Israel fizeram toda a peregrinação, mas todos os do Sul e o país para chegar à capital que seria a cidade da paz, Jerusalém”.
E para celebrar os louvores do senhor e toda sua implicidade, o Papa Francisco na noite de natal convidou aos toda igreja para que:
“Ancorados em Cristo, cruzamos o limiar deste templo santo e entramos no tempo da misericórdia e do perdão, para que a cada homem e a cada mulher seja aberto o caminho da esperança que não desilude.”
Jubileu da Esperança
Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu da Esperança marca a celebração dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. As atividades tiveram início em Roma na última terça-feira, 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Nos dias seguintes, a abertura foi realizada também nas basílicas papais de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros. Em um gesto especial, o Papa Francisco abriu ainda uma Porta Santa em uma penitenciária de Roma.
Em todo o mundo, o Santo Padre determinou, por meio da bula de convocação intitulada “Spes non confundit” (A esperança não engana – Rm 5,5), que as celebrações do Jubileu tivessem início no dia 29 de dezembro, data em que a Igreja celebra a festa da Sagrada Família. Um dos destaques deste Jubileu em relação aos anteriores é o enfoque na peregrinação, alinhado ao tema escolhido.
O Jubileu da Esperança será celebrado ao longo de todo o ano de 2025, com programações especiais em igrejas de todas as dioceses ao redor do mundo. O calendário arquidiocesano das atividades está disponível para consulta no site da Arquidiocese de Natal.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Dom Gregório celebra missa em homenagem aos 50 anos de morte de Dom Lustosa na Catedral de Fortaleza