Ícone do site Portal GCMAIS

Fiéis celebram abertura do Jubileu da Esperança com procissão em Fortaleza

Fiéis celebram abertura do Jubileu da Esperança com procissão em Fortaleza

Foto: Reprodução

Na manhã deste domingo, 29 de dezembro, uma multidão de fiéis católicos participou de uma procissão que saiu do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, em direção à Catedral Metropolitana. O evento marcou a abertura oficial do Jubileu da Esperança, promovido pela Arquidiocese de Fortaleza.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A celebração reuniu padres, diáconos, religiosos consagrados e leigos, que caminharam em unidade, movidos por um espírito de fé, oração e esperança para o ano de 2025. A procissão simbolizou o compromisso da comunidade católica com os valores de amor e renovação espiritual para o novo ano.

Já na Catedral, uma multidão acompanhou a abertura do ano jubilar 2025 – Peregrinos da Esperança na Arquidiocese. Após o rito, a celebração continuou dentro da igreja e foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. O arcebispo fez uma oração inicial para a benção da água benta para aspergir nos fiéis.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Em sua fala inicial, Dom Gregório Paixão cumprimentou as pessoas que estavam presentes na cerimônia e fez um convite para que a população “se dirija ao Norte de Israel, para uma cidade pequena, esquecida por tudo e por todos. A uma casa simples, de um homem chamado José e de uma mulher chamada Maria, onde ali, um jovem de 12 anos de idade se preparava para fazer uma peregrinação junto com seus pais. E com todos aqueles que faziam parte da sua cidade, do seu destino e da sua história. Todos aqueles de Israel fizeram toda a peregrinação, mas todos os do Sul e o país para chegar à capital que seria a cidade da paz, Jerusalém”.

E para celebrar os louvores do senhor e toda sua implicidade, o Papa Francisco na noite de natal convidou aos toda igreja para que:

“Ancorados em Cristo, cruzamos o limiar deste templo santo e entramos no tempo da misericórdia e do perdão, para que a cada homem e a cada mulher seja aberto o caminho da esperança que não desilude.”

Jubileu da Esperança

Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu da Esperança marca a celebração dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. As atividades tiveram início em Roma na última terça-feira, 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Nos dias seguintes, a abertura foi realizada também nas basílicas papais de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros. Em um gesto especial, o Papa Francisco abriu ainda uma Porta Santa em uma penitenciária de Roma.

Em todo o mundo, o Santo Padre determinou, por meio da bula de convocação intitulada “Spes non confundit” (A esperança não engana – Rm 5,5), que as celebrações do Jubileu tivessem início no dia 29 de dezembro, data em que a Igreja celebra a festa da Sagrada Família. Um dos destaques deste Jubileu em relação aos anteriores é o enfoque na peregrinação, alinhado ao tema escolhido.

O Jubileu da Esperança será celebrado ao longo de todo o ano de 2025, com programações especiais em igrejas de todas as dioceses ao redor do mundo. O calendário arquidiocesano das atividades está disponível para consulta no site da Arquidiocese de Natal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Dom Gregório celebra missa em homenagem aos 50 anos de morte de Dom Lustosa na Catedral de Fortaleza

Sair da versão mobile