GASTROENTERITE

77 pessoas passam mal após consumir tortas contaminadas por bactéria no Rio Grande do Sul

Em nota divulgada em redes sociais logo após o incidente, a lanchonete disse que recebeu com preocupação a notícia sobre os casos de intoxicação alimentar

Compartilhe:
31 de dezembro de 2024
Portal GCMAIS

Um surto de intoxicação alimentar deixou 77 pessoas com sintomas de gastroenterite após o consumo de tortas frias contaminadas por bactéria, no Rio Grande do Sul. Alimento foi adquirido em uma lanchonete na cidade de Pelotas.

77 pessoas passam mal após consumir tortas contaminadas por bactéria no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução

No último boletim divulgado em seu site, a Secretaria Municipal de Saúde confirma sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Em comum, as testemunhas relataram o consumo de tortas salgadas de uma lanchonete chamada Circulu’s Lanches.

O estabelecimento foi vistoriado pela vigilância sanitária, que enviou amostras de itens como maionese, palmito e azeitona para análise do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em Porto Alegre. Também foram enviados fragmentos de tortas encontrados nas casas dos clientes.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o governo do estado, os exames apontaram a presença da bactéria estafilococos coagulase positiva em uma torta salgada de frango com azeitonas coletado no estabelecimento no dia 26 de dezembro.

“Esse microrganismo normalmente vem de falhas na manipulação dos alimentos”, disse o diretor adjunto do centro, Marcelo Vallandro. “Pode vir de lesões do manipulador, superfícies contaminadas ou ainda em matérias-primas contaminadas”.

Em nota divulgada em redes sociais logo após o incidente, a lanchonete disse que recebeu com preocupação a notícia sobre os casos de intoxicação alimentar.

“Ao longo de 33 anos, sempre pautamos nossa conduta pela valorização da saúde, do bem-estar e da confiança, trabalhando com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade”, escreveu.

Disse ainda estar atenta e disponível para prestar esclarecimentos às famílias impactadas. “Caso haja a confirmação da correlação dos sintomas apresentados com o produto do Circulu’s Lanches, prestaremos todo apoio e assistência.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As espécies de estafilococos podem ser classificadas em dois grupos de acordo com a presença ou ausência da enzima coagulase. Assim, as espécies que possuem a enzima são denominadas coagulase positiva, sendo o Staphylococcus aureus a única espécie desse grupo, e as espécies que não possuem são chamadas de estafilococos coagulase negativa, cujas principais espécies são Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus.

O estafilococos aureus, por exemplo, é encontrado na pele e na mucose das pessoas, principalmente na boca e no nariz, não causando doença. Porém, quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido, como no caso dos recém-nascidos, ou está enfraquecido, devido ao tratamento de quimioterapia ou à idade avançada, por exemplo, ele pode entrar no organismo e causar infecções.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Leia também | Ceará recebe 20% mais turistas internacionais em 2024 do que recebeu em 2023 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.