O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), assegurou em entrevista coletiva que não haverá aumento na tarifa de ônibus na capital cearense. Sem dar detalhes sobre como a medida será viabilizada, o gestor destacou que a prioridade será otimizar os recursos da administração municipal.
“Não haverá aumento de passagem. O que nós iremos fazer é tornar eficiente a máquina pública e os recursos que arrecadamos de todos os fortalezenses”, afirmou o prefeito durante a coletiva, reafirmando o compromisso de não onerar ainda mais os cidadãos.
Desde sua posse, ocorrida no dia 1º de janeiro, Evandro Leitão tem focado em ações para aliviar a carga tributária sobre os fortalezenses. Em seu discurso de posse, anunciou como primeiro ato o envio de uma mensagem à Câmara Municipal para extinguir a taxa do lixo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A medida foi oficializada no dia seguinte, com a assinatura do documento que pede a revogação do tributo. A taxa, criada na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), gerou polêmica desde sua aprovação em dezembro de 2022.
Evandro destacou que, apesar de extinguir a taxa, a administração não irá anistiar ou ressarcir os valores já pagos pelos contribuintes. “O que posso afirmar é que nosso compromisso, meu e da Gabriella (Aguiar, vice-prefeita), foi a revogação da taxa do lixo de hoje por diante. Essa lei, que ainda está em vigor, obriga o pagamento, e todos nós temos que cumprir”, explicou.
A criação da taxa foi aprovada na Câmara Municipal com 20 votos a favor e 18 contrários, além de duas abstenções. Questionada judicialmente, a cobrança chegou a ser suspensa, mas foi liberada pelo Tribunal de Justiça do Ceará em junho de 2023.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Durante a coletiva, Evandro também mencionou as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Fortaleza. O prefeito afirmou ter herdado dívidas da gestão anterior e reforçou que a responsabilidade pela anulação de débitos passados não é viável no atual cenário.
Evandro Leitão sinalizou que sua gestão focará em eficiência administrativa e responsabilidade fiscal para enfrentar os desafios econômicos e garantir a prestação de serviços essenciais para a população.
A expectativa agora recai sobre as próximas decisões da Câmara Municipal, que avaliará a proposta de extinção da taxa do lixo, e sobre como o novo prefeito planeja lidar com os custos do transporte público sem repassar aumentos à tarifa.
Leia também | Prefeitura de Fortaleza inicia solicitação de carteiras estudantis para 2025