21 VOTOS A ZERO

Câmara Municipal de Sobral revoga Taxa do Lixo por unanimidade

A Taxa do Lixo havia sido instituída na gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB)

Compartilhe:
6 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

A Câmara Municipal de Sobral aprovou, nesta segunda-feira (6), a revogação da Taxa do Lixo, em uma sessão marcada pela presença de todos os 21 vereadores, que votaram unanimemente a favor da extinção do tributo. A iniciativa partiu do prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil), que enviou o projeto de lei para a revogação da taxa no segundo dia de sua gestão, cumprindo uma das principais promessas de sua campanha.

Câmara Municipal de Sobral revoga Taxa do Lixo por unanimidade
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A Taxa do Lixo havia sido instituída na gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB), com anúncio em outubro de 2023 e início da cobrança em abril de 2024. Desde sua implementação, a medida foi alvo de críticas da população sobralense e acabou se tornando um dos principais temas das eleições municipais. Em Fortaleza, um cenário semelhante ocorreu, com o atual prefeito, Evandro Leitão (PT), também articulando a extinção da mesma taxa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

O presidente da Câmara, vereador Chico Joia Júnior (União Brasil), celebrou o resultado. “Quero agradecer a todos os vereadores que votaram lá atrás contra a Taxa do Lixo. E agradecer aos que, neste momento, entenderam o impacto que a taxa causou à população sobralense. Sou muito feliz por estar aqui e poder ajudar a derrubar essa taxa que tanto maltratou o povo”, destacou. Chico Joia também agradeceu ao prefeito Oscar Rodrigues por encaminhar o projeto de revogação e relembrou a luta travada desde 2023, quando foi concedida uma liminar suspendendo temporariamente a taxa, posteriormente derrubada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

A ex-presidente da Câmara, vereadora Socorrinha Brasileiro (PSB), também votou pela revogação, apesar de ter sido aliada do ex-prefeito Ivo Gomes. “No primeiro momento, eu não votei nessa tarifa porque, como presidente, não concordava em tirar da população sobralense. Hoje, voto para que seja retirada essa tarifa”, afirmou Socorrinha, que agora apoia a gestão de Oscar Rodrigues.

Outro destaque foi o posicionamento do vereador Carlos do Calisto (PSB), que, apesar de ser do mesmo partido do ex-prefeito, declarou não ter participado da aprovação original da taxa por estar ocupando o cargo de secretário municipal à época.

Nas redes sociais, o prefeito Oscar Rodrigues celebrou a decisão e aproveitou para rebater críticas recebidas durante a campanha eleitoral. “Esta é a melhor resposta, principalmente para aqueles que achavam que seria impossível acabar com a Taxa do Lixo no primeiro mês da nossa gestão. Mais um compromisso que estamos honrando com a população”, escreveu.

Com a revogação, a administração de Oscar Rodrigues cumpre uma promessa de campanha e sinaliza uma guinada nas políticas de arrecadação municipal, buscando se alinhar aos anseios da população e diminuir o impacto financeiro sobre os cidadãos.

Leia também | Dois suspeitos de roubo de veículo são capturados com arma de fogo em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.