Chuvas intensas e ventos de até 60 km/h devem atingir 13 cidades do Ceará nesta terça-feira (7), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com precipitações previstas de até 50 mm por dia, o aviso de nível amarelo aponta risco potencial de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas, demandando atenção da população.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O alerta é de nível amarelo, considerado o menos grave na escala do Inmet, com validade até as 10h de terça-feira. O instituto ressalta que áreas sob aviso de “perigo potencial” podem enfrentar riscos como cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações do Inmet
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento:
- Evite abrigar-se sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Restrinja o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cidades sob alerta
As cidades afetadas incluem:
- Aiuaba
- Campos Sales
- Crateús
- Croatá
- Independência
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Novo Oriente
- Parambu
- Poranga
- Quiterianópolis
- Salitre
- Tauá
Previsão do tempo no Ceará
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) confirma alta possibilidade de chuvas isoladas em regiões como o norte da Jaguaribana, Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém nesta terça-feira (7).
No Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, são esperadas chuvas de intensidade variável, acompanhadas por raios e rajadas de vento. À noite, o céu deverá variar de parcialmente nublado a nublado com chuva isolada.
Na quarta-feira (8), o padrão se mantém: madrugada com céu parcialmente nublado e chuvas isoladas em regiões como o Litoral de Fortaleza e o Maciço de Baturité. Durante o dia, há previsão de chuvas no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba e outras localidades. À noite, o tempo deve permanecer nublado.
Leia também |Brasileiros podem conseguir boletos grátis e economizar até R$ 70; saiba como
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<