Ícone do site Portal GCMAIS

Previsão do tempo aponta chuvas e calor intenso em todo o Ceará até quinta-feira (9)

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), permanece a tendência de chuva em todas as macrorregiões do Ceará

Na imagem de satélite (GOES-16), canal Infravermelho, das 6h30min local, observam-se nuvens associadas a chuvas no litoral do Ceará (CE), bem como no litoral dos estados de Pernambuco (PE) e Alagoas (AL). (Imagem: CPTEC)

A previsão do tempo para o Ceará indica condições de chuva em todas as macrorregiões do estado até a próxima quinta-feira (9). Os maiores acumulados de precipitação estão previstos para o sul do estado, abrangendo as macrorregiões do Cariri e do sul do Sertão Central e Inhamuns, além das áreas do Litoral de Fortaleza e do Litoral do Pecém.

Conforme os meteorologistas, os períodos de chuva variam ao longo do dia devido a fatores como relevo, temperatura, transporte de umidade e o efeito de brisa terrestre e marítima. No sul do Ceará e na faixa litorânea, as precipitações devem ocorrer principalmente durante a madrugada e manhã. Já no interior do estado, incluindo o Litoral Norte, a Ibiapaba, o Maciço de Baturité e o norte do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas devem se concentrar no período da tarde e noite.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Previsão do tempo Ceará

As temperaturas no período da tarde podem atingir até 39°C em algumas cidades das regiões do Cariri e da Jaguaribana, marcando um calor intenso. Nas demais regiões, as máximas variam entre 32°C e 37°C, enquanto as mínimas podem cair para aproximadamente 20°C nas áreas serranas.

Quanto aos ventos, a predominância será do quadrante leste, com variação entre sudeste e nordeste. As velocidades máximas devem oscilar entre 30 km/h e 50 km/h, especialmente na faixa litorânea e em áreas serranas.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O principal sistema meteorológico que influencia o clima no Ceará durante a quadra chuvosa, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), está atualmente posicionada em torno de 3°N, contribuindo para a intensificação das chuvas no estado.

As condições climáticas reforçam a necessidade de atenção para atividades ao ar livre e cuidados redobrados em áreas propensas a alagamentos ou deslizamentos de terra nas regiões de maior acumulado de chuva.

Leia mais | Chuvas intensas causam alagamentos e transtornos em Juazeiro do Norte nesta terça-feira (7)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile