SAÚDE

Saiba o que é o vírus HMPV, que está se espalhando na China; Ministério da Saúde monitora

HMPV pode levar à pneumonia, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades

Compartilhe:
7 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (7) que está acompanhando o surto do metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem afetado principalmente crianças. Apesar do aumento nos casos, especialistas afirmam que o risco de uma pandemia é baixo, mas reforçam a necessidade de medidas de prevenção contra infecções respiratórias. Entenda o que é o vírus HMPV.

Saiba o que é o vírus HMPV, que está se espalhando na China; Ministério da Saúde monitora
Foto: Reprodução

A pasta voltou a incentivar a vacinação como medida preventiva para infecções respiratórias, incluindo a covid-19 e a gripe ou influenza – sobretudo entre grupos considerados prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.

Conforme o ministério, as vacinas contra a covid-19 e a influenza continuam sendo eficazes contra formas graves de ambas as doenças, reduzindo o número de hospitalizações e mortes provocadas pelas variantes em circulação.

A nota também incentiva o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas gripais e resfriados, já que a estratégia contribui para diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus.

O que é o vírus HMPV?

O HMPV é um vírus respiratório comum que circula anualmente em diversas partes do mundo. Identificado pela primeira vez no Brasil em 2004, ele é conhecido por causar infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. Seus sintomas mais frequentes incluem tosse, febre, congestão nasal e dificuldade para respirar, geralmente leves.

No entanto, em casos mais graves, o HMPV pode levar à pneumonia, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Não há vacina específica contra o vírus, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas preventivas semelhantes às adotadas para outros vírus respiratórios, como lavar as mãos, usar máscaras em locais fechados e evitar contato próximo com pessoas sintomáticas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O surto na China

Na China, as infecções por HMPV vêm se somando a outros vírus respiratórios, como a gripe sazonal, o rinovírus e o vírus sincicial respiratório. A região norte do país tem registrado um aumento nos casos de infecções respiratórias agudas.

Segundo o coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, Marcelo Gomes, os casos ainda não são alarmantes, mas a situação requer atenção. “É muito importante incentivar a vacinação entre os brasileiros, pois a imunização contra a covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades”, afirmou Gomes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Monitoramento global

A OMS informou que está em contato com as autoridades de saúde chinesas para monitorar a evolução do surto. A organização destacou que o HMPV não é uma nova ameaça, mas um vírus conhecido há mais de 60 anos. Sua identificação tardia no início dos anos 2000 ocorreu devido à lenta taxa de crescimento do patógeno e à similaridade de seus sintomas com os de outras doenças respiratórias.

A OMS e o Ministério da Saúde reforçam a importância de medidas preventivas e do uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais para reduzir a transmissão de todos os vírus respiratórios, incluindo o HMPV.

Leia também | OMS acompanha evolução de casos de metapneumovírus na China e defende comunicação transparente

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.