A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) implementou um novo procedimento que desobriga clientes, com hidrômetros instalados na área externa do imóvel, de registrar Boletim de Ocorrência (B.O), caso sejam furtados. A medida visa agilizar o atendimento, permitindo a substituição mais rápida dos hidrômetros e a retirada imediata de vazamentos causados pelo crime.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Agora, ao comunicar o furto pelos canais de atendimento, o cliente precisa informar apenas o nome e o CPF do titular da conta para que a Cagece providencie a instalação de um novo hidrômetro. “Nosso objetivo é facilitar a vida do cliente e reduzir o tempo de espera pelo serviço”, explica Cléa Guedes, coordenadora de Atendimento Corporativo da companhia.
A nova política, porém, só se aplica a hidrômetros instalados do lado de fora do imóvel. Em casos de furto de medidores localizados na parte interna das residências, ainda é necessário que o cliente registre o B.O. e o apresente à Cagece para solicitar a reposição.
Uma vez registrada a solicitação, a Cagece estipula o prazo de um dia corrido para sanar o vazamento provocado pelo furto e até um dia útil para a instalação do novo hidrômetro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Prevenção contra furtos
Somente em Fortaleza, foram registrados, em média, 200 furtos de hidrômetros por mês em 2024. Para combater essa prática, a Cagece iniciou a instalação de caixas de proteção mais resistentes, que também facilitam a leitura do consumo.
Além disso, em parceria com a Polícia Civil, a companhia está promovendo ações de conscientização em sucatas da capital, orientando esses estabelecimentos a identificar e recusar a compra de hidrômetros furtados.
O registro de B.O, mesmo não sendo mais obrigatório para clientes com hidrômetros externos, segue como ferramenta estratégica para mapear áreas de maior incidência de furtos e auxiliar as forças de segurança na formulação de planos de ação para combater esse tipo de crime.
Leia também |Aposentados e pensionistas do Ceará já podem realizar a Prova de Vida 2025; confira os prazos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<