Pedro Lucas Valêncio de Campos, um jovem de 22 anos, está desaparecido desde o dia 18 de dezembro. Na tarde desta quarta-feira (8), os familiares receberam uma ligação anônima informando que o corpo do jovem estaria enterrado às margens do Rio Maranguapinho, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. A polícia foi acionada imediatamente e, junto com uma equipe do Corpo de Bombeiros, realizou buscas na área indicada. No entanto, nada foi encontrado até o momento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A família de Pedro Lucas vive dias de angústia e incerteza, sem informações sobre o paradeiro do jovem. Eles agora esperam que a polícia retome as buscas na região e explore novas linhas de investigação que possam levar ao esclarecimento do caso.
Segundo a Polícia Civil, desaparecimentos podem ser classificados em três tipos:
- Voluntário: Quando a pessoa se afasta por vontade própria, sem avisar. Isso pode ocorrer por desentendimentos, medo, aflições ou diferenças de planos de vida.
- Involuntário: Quando a pessoa é afastada por um evento fora de seu controle, como um acidente, problema de saúde ou desastre natural.
- Forçado: Quando terceiros provocam o desaparecimento sem a concordância da vítima.
Como registrar um desaparecimento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Polícia Civil orienta que casos de desaparecimento sejam registrados o mais rápido possível, não sendo necessário aguardar 24 horas. O registro pode ser feito na 12ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ou via Delegacia Eletrônica, com o maior número de informações possíveis sobre a vítima.
Com autorização da família, os casos registrados são divulgados nos perfis oficiais da delegacia nas redes sociais, bem como em telões espalhados por Fortaleza e na TV Ceará, por meio de parcerias com empresas e a emissora pública.
A polícia reforça a importância da colaboração popular. Denúncias podem ser feitas pelo número (85) 3257-4807, WhatsApp do DHPP, que aceita fotos, áudios e vídeos. É fundamental também que casos de reencontro de pessoas desaparecidas sejam reportados às autoridades para fins de análise e formulação de políticas públicas de prevenção ao desaparecimento.
A família de Pedro Lucas apela às autoridades para intensificarem as buscas e segue contando com a ajuda de amigos, vizinhos e da sociedade para localizar o jovem ou obter informações que possam esclarecer seu paradeiro.
Leia também | Vídeo: homem sem habilitação avança preferencial e colide com viatura da PM no Ceará
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<