Faleceu na noite desta quarta-feira (8), em Fortaleza, o ex-deputado federal José Linhares, conhecido como Padre Zé Linhares, aos 96 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Mont Klinikum há alguns dias, em decorrência de complicações causadas por uma queda sofrida em seu apartamento na capital cearense. Devido à idade avançada e a comorbidades preexistentes, o quadro de saúde do ex-parlamentar era considerado grave.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A família ainda não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento.
Padre Zé Linhares teve uma vida marcada por sua dedicação à religião, à educação e à política. Além de sacerdote, foi filósofo, professor, psicólogo, pedagogo, administrador, escritor e provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, localizada na região norte do Ceará. Sua atuação como líder comunitário e religioso inspirou gerações e deixou marcas importantes em diversos setores.
Na política, iniciou sua trajetória no Partido Democrata Cristão (PDC) nos anos de 1988 e 1989. Em 1990, foi eleito deputado federal pelo PSDB, sendo o mais votado do estado do Ceará, na coligação “Geração Ceará Melhor”, que também elegeu Ciro Gomes como governador, Lúcio Alcântara como vice-governador e Beni Veras como senador. Ao longo de sua carreira, migrou por outros partidos, como PST e PP, sendo reeleito por diversas vezes nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.
Morre Padre Zé Linhares
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em 2014, foi escolhido pelo grupo político liderado pelo então governador Cid Gomes para ser o primeiro suplente na chapa de Mauro Filho ao Senado. Contudo, a chapa foi derrotada por Tasso Jereissati, marcando a primeira derrota eleitoral de Padre Linhares.
Ao encerrar seu último mandato na Câmara dos Deputados, em 2015, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para presidir o Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que ocupava até os dias atuais. Em 2017, foi indicado como presidente de honra do Partido Progressista (PP) no estado.
Padre Zé Linhares deixa um legado que transcende a política. Sua atuação como sacerdote e líder comunitário foi marcada pela dedicação ao bem-estar social e à educação. Na política, destacou-se pela habilidade em articular interesses regionais e por sua visão em prol do desenvolvimento do Ceará.
A morte de Padre Linhares representa uma grande perda para o estado, que agora se despede de um de seus principais expoentes religiosos e políticos. Familiares, amigos e admiradores aguardam mais detalhes sobre as homenagens que serão prestadas ao ex-deputado nos próximos dias.
Leia também | Vídeo: homem sem habilitação avança preferencial e colide com viatura da PM no Ceará
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<