FISCALIZAÇÃO NO MAR

Marinha inicia Operação Navegue Seguro 2024-2025 e intensifica ações de inspeção naval

Durante a edição da operação ocorrida em 2023-2024, no Ceará, foram realizadas 5.252 inspeções em embarcações

Compartilhe:
9 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

A Marinha do Brasil anuncia que está dando início à Operação Navegue Seguro 2024-2025, com a intensificação das ações de inspeção em embarcações. O mote usado para a campanha deste ano é: “Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!”

Marinha inicia Operação Navegue Seguro 2024-2025 e intensifica ações de inspeção naval
Foto: Divulgação

A iniciativa, segundo a Marinha, tem como principal objetivo conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades marítimas e lacustres. Além disso, a campanha intensificará a fiscalização contra o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, com uso de etilômetros (bafômetros).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Durante a operação, as equipes da Marinha realizarão fiscalizações em embarcações por todo o território nacional. As ações visam abordar os principais problemas que contribuem para os acidentes náuticos, como a ausência de habilitação dos condutores, documentação das embarcações vencida ou incompleta, falta de equipamentos de segurança obrigatórios (coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio), superlotação e condições inadequadas de navegabilidade.

2023-2024

Durante a edição da operação ocorrida em 2023-2024, na área de jurisdição da Capitania dos Portos do Ceará e das Agências da Capitania dos Portos em Aracati e em Camocim, foram realizadas 5.252 inspeções em embarcações.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Além disso, nas fiscalizações do tráfego aquaviário, as equipes de Inspeção Naval do Ceará promoveram 96 visitas a colônias de pescadores, marinas, clubes náuticos e entidades turísticas e desportivas náuticas, realizando palestras para conscientizar condutores, passageiros e a comunidade marítima sobre as normas da Marinha e as regras de segurança da navegação.

Denúncias

A Capitania dos Portos do Ceará  disponibiliza os telefones 185, para Emergências Marítimas e Fluviais, e (85) 3133-5100, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

Leia também | MPF cobra fiscalização de voos turísticos irregulares no Porto das Dunas

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.