Um raio matou 18 cabeças de gado no município de Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, na madrugada da última terça-feira (7), durante forte chuva. O incidente resultou em prejuízo para o proprietário do rebanho, estimado em cerca de R$ 70 mil.
O caso ocorreu em uma propriedade do vice-prefeito do município, Dr. Tavinho (PSB). Um vídeo feito no local, após o ocorrido, mostra os cadáveres do gado, que não resistiu à descarga elétrica.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O município de Lavras da Mangabeira teve registro de 53,6 milímetros de chuva na ocasião, conforme levantamento diário feito pelos profissionais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Raio mata 18 cabeças de gado durante chuva em Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará
O episódio se junta a outros casos de mortes de animais por raios no Ceará. Em dezembro de 2018, por exemplo, um raio matou 29 ovelhas e dois garrotes em Tabuleiro do Norte, no interior do estado. Outro incidente similar ocorreu em Mauriti, onde 15 animais morreram do mesmo modo.
Especialistas apontam que há medidas de prevenção para evitar mortes desses animais durante tempestades, como a instalação de para-raios nas propriedades para desviar descargas elétricas.
Leia também | Entregador de água é morto a tiros no local de trabalho e vizinho que o ajudava é baleado na cabeça