Ícone do site Portal GCMAIS

Novo Centro de Monitoramento de Segurança visa garantir “respostas imediatas” do Estado, afirma Elmano

Novo Centro de Monitoramento de Segurança visa garantir "pronta resposta" do Estado, afirma Elmano

Foto: Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil

O Governo do Ceará entregou nesta sexta-feira (10) o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. O equipamento foi inaugurado pelo governador Elmano de Freitas, com a presença da cúpula da Segurança, do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com investimento superior a R$ 11,2 milhões, financiados pelo programa Ceará contra o Crime, o novo espaço reúne serviços de 13 instituições e promete respostas mais rápidas e eficazes às demandas da sociedade e no combate ao crime.

O centro dispõe de mais de 50 telas, incluindo um telão de vídeo wall, e conta com um datacenter e tecnologias avançadas. Segundo o governador Elmano de Freitas, o equipamento possibilita monitoramento em tempo real de todo o estado. “Aqui temos acesso a informações que auxiliam no planejamento e nas ações das Forças de Segurança, oferecendo respostas imediatas às ocorrências”, afirmou.

A secretária da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou o uso de tecnologia de ponta. “Esse centro reúne as emergências das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e outros órgãos. Isso garante uma resposta integrada e eficiente”, explicou.

Publicidade

Mais de 448 profissionais trabalharão em regime de turnos, garantindo atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O centro opera com 75 centrais de videomonitoramento e 4.096 câmeras, sendo 2.256 do governo e 1.840 de órgãos parceiros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Centro de Monitoramento de Segurança no Ceará

O sistema Agilis, por exemplo, integra diversas bases de dados para identificar rapidamente veículos usados em crimes. O Núcleo de Videomonitoramento fornece informações em tempo real para policiais em campo, enquanto o Núcleo de Teleatendimento lida com chamadas de emergência nos números 190, 192, 193, além de 911 e 112 para turistas estrangeiros.

A reestruturação das Forças de Segurança do Ceará prevê a criação de novas unidades da Ciops no interior, incluindo Quixadá, Baturité, Russas, Canindé e Aracati, além de núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

Em 2024, a Ciops atendeu quase 3 milhões de ligações, com uma média diária de 8.300 chamadas. Ranaielly Nohara, técnica do Samu, destacou a importância desse atendimento. “Somos a porta de entrada para salvar vidas”, afirmou.

Leia também |Prefeito Evandro Leitão sanciona a lei que acaba com a Taxa do Lixo em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile