Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem condições favoráveis de chuva em todas as macrorregiões até quinta-feira (16)

Ceará tem condições favoráveis de chuva em todas as macrorregiões até quinta-feira (16)

Foto: Marciel Bezerra / Governo do Ceará

Todas as macrorregiões do Ceará apresentam condições favoráveis, indicando chuva para os próximos dias, ao menos até a quinta-feira (16). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados devem ser registrados nesta terça (14) e na quarta-feira (15).

“As chuvas devem ocorrer em todas as macrorregiões do estado, sendo que os maiores acumulados são esperados para a porção oeste e centro-sul do estado, englobando as regiões da Ibiapaba, Litoral Norte, Sertão Central, Inhamuns e Cariri. As chuvas também tendem a ocorrer nas demais regiões e, em alguns momentos, podem ter intensidade variando de moderada a forte, e ser acompanhadas por trovoadas”, pontua Bruno Rodrigues, meteorologista da Fundação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Nesta terça e na quarta-feira, as chuvas podem ocorrer em qualquer período do dia. No entanto, espera-se que os maiores acumulados se concentrem durante os períodos da madrugada e manhã no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité. E nos períodos da tarde e da noite, no Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A princípio, as chuvas tendem a apresentar uma diminuição na quinta-feira (16), em termos de acumulados.

Entre a manhã de segunda (13) e as 7h da manhã desta terça-feira (14), foram registrados 130 municípios com chuva no Ceará, conforme dados parciais da Funceme. A maior chuva ocorreu no município de Granja, com 77 milímetros, no litoral norte do estado.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Causas

Há nebulosidade visível em todas as macrorregiões do Ceará, associada a chuva em áreas do Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e do Pecém, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno meteorológico que influencia a incidência de chuvas na região, mantem-se em torno da linha do equador. Enquanto isso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) encontra-se posicionada sobre o estado da Bahia. Esses dois sistemas contribuem para o aumento da nebulosidade observada.

As chuvas previstas, devem-se à influência da ZCAS, que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará. Além disso, a ZCIT encontra-se em torno da linha do equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea. Efeitos locais como relevo e temperatura também contrbuem para uma maior condição de instabilidade e consequentemente maiores acumulados de chuva.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Devido ao aumento da nebulosidade no estado, as temperaturas máximas (no período da tarde) podem atingir cerca de 35°C em alguns municípios do Cariri, Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, as máximas variam entre 30°C e 34°C, enquanto as mínimas podem chegar a aproximadamente 19°C em áreas serranas.

Fortaleza e Região Metropolitana

Para Fortaleza e Região Metropolitana, espera-se chuvas de terça a quinta-feira (14 a 16/01). Nesta terça (14/01), a previsão aponta chuva em todos os períodos, sendo que essas chuvas podem ter intensidades variando de fraca a forte em diferentes períodos do dia.

Leia também | Ceará registra recordes de calor: Barro atinge 39,5°C, a maior temperatura do estado no ano

Para madrugada e manhã de quarta-feira (15/01), ainda assim deve haver condição para chuva com intensidade moderada a forte. Já entre a tarde a noite, as chuvas devem ser de forma isolada. Assim como para a quinta-feira (16/01), quando se espera uma diminuição das chuvas, concentrando-se mais durante a madrugada e a manhã.

Sair da versão mobile