Ícone do site Portal GCMAIS

Mulheres escreveram 8 das 12 redações que tiveram nota mil no Enem 2024

Mulheres escreveram 8 das 12 redações que tiveram nota mil no Enem 2024

Foto: Reprodução

Entre as 12 redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que tiveram nota mil, 8 foram escritas por candidatas mulheres. Os resultados apontam ainda que, entre essas 12, apenas uma foi feita por estudante da rede pública de ensino.

Os resultados do teste foram divulgados nacionalmente nesta segunda-feira, 13 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As redações com nota mil foram registradas nas seguintes cidades: Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).

A média da redação do Enem 2024 foi de 660 pontos, representando um aumento em relação à média registrada em 2023 (645 pontos). No total, 4.483 participantes da rede pública atingiram notas entre 950 e 980 na redação e 215 alcançaram pontuações entre 980 e mil.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Após a divulgação das notas, os estudantes poderão se inscrever no Sisu entre os dias 17 e 21 de janeiro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Leia também | Como é calculada a nota do Enem? Confira outras perguntas frequentes sobre o exame

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante
Acesse a página do Sisu
Acesse a página do Prouni
Acesse a página do Fies

Sair da versão mobile