PRÉ-ESTAÇÃO

Chuva desta terça (14) em Fortaleza foi a maior na cidade desde fevereiro de 2024

Segundo a Funceme, o cenário deve se manter pelo menos até a quinta-feira (16) na capital cearense

Compartilhe:
15 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

A chuva registrada entre as 7h da manhã da terça-feira (14) e as 7h da manhã desta quarta-feira (15), em Fortaleza, foi a maior desde o dia 11 de fevereiro de 2024 – único dia do ano passado que superou a precipitação registrada nesta terça. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), referentes ao período das últimas 24 horas.

Chuva desta terça (14) em Fortaleza foi a maior na cidade desde fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza teve registro de 132 milímetros ao longo do dia, na estação da Defesa Civil da Funceme – em 11 de fevereiro de 2024, foram 215,1 milímetros. Há, no entanto, ao menos nove municípios cearenses com registros maiores de chuvas nas últimas 24 horas, segundo o levantamento parcial. Os números ainda podem aumentar, à medida que os dados sejam divulgados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Segundo a Funceme, o cenário deve se manter pelo menos até a quinta-feira (16). Todas as macrorregiões do Ceará apresentam condições favoráveis, indicando chuva para os próximos dias, ainda que os maiores acumulados sejam esperados para esta quarta-feira (15).

Causas

Há nebulosidade visível em todas as macrorregiões do Ceará, associada a chuva em áreas do Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e do Pecém, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno meteorológico que influencia a incidência de chuvas na região, mantem-se em torno da linha do equador. Enquanto isso, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) encontra-se posicionada sobre o estado da Bahia. Esses dois sistemas contribuem para o aumento da nebulosidade observada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

As chuvas previstas, devem-se à influência da ZCAS, que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará. Além disso, a ZCIT encontra-se em torno da linha do equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea. Efeitos locais como relevo e temperatura também contrbuem para uma maior condição de instabilidade e consequentemente maiores acumulados de chuva.

Fortaleza e Região Metropolitana

Para Fortaleza e Região Metropolitana, espera-se que as chuvas continuem até quinta-feira, com precipitações em todos os períodos, sendo que essas chuvas podem ter intensidades variando de fraca a forte em diferentes horários do dia.

Leia também | Chuva em Fortaleza: falta de luz, voo desviado e ruas e avenidas alagadas

Entre a tarde a noite desta quarta (15), as chuvas devem ocorrer de forma isolada. Assim como para a quinta-feira (16), quando se espera uma diminuição das chuvas, concentrando-se mais durante a madrugada e a manhã.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.