A Polícia Federal (PF), por meio do Núcleo de Cooperação Internacional da Superintendência no Ceará, realizou na segunda-feira (13) a extradição passiva de um cidadão belga para as autoridades policiais de seu país. A operação ocorreu no aeroporto de Fortaleza e teve como objetivo possibilitar que o extraditado responda por crimes cometidos em seu país de origem.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O foragido internacional foi localizado e capturado no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, por agentes da PF. A extradição foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após investigações na Bélgica apontarem que o acusado operava um esquema de fraude de investimentos conhecido como “sistema de pirâmide”, que causou prejuízo a centenas de vítimas em diferentes países da Europa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Polícia Federal realiza extradição de foragido internacional
A pirâmide financeira é um esquema fraudulento que promete lucros elevados e rápidos, mas depende do recrutamento constante de novos participantes para funcionar. O ganho de cada integrante ocorre apenas com a indicação de outras pessoas, e não por meio da venda de produtos ou serviços.
Os participantes precisam investir uma quantia inicial que, ao longo do tempo, beneficia principalmente quem está no topo da pirâmide. Para dar aparência de legitimidade ao golpe, os organizadores frequentemente utilizam campanhas de marketing que sugerem tratar-se de um negócio bem-sucedido, reduzindo a desconfiança das vítimas.
Leia também |Policial militar é morto a tiros no bairro Pirambu, em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<