Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará registra primeiros açudes sangrando em 2025 com chuvas da pré-estação

Ceará registra primeiros açudes sangrando em 2025 com chuvas da pré-estação

Foto: Divulgação/Ascom Cogerh

O Ceará já contabiliza dois açudes vertendo suas águas, conhecido como “sangrando” em 2025, resultado das fortes chuvas de pré-estação registradas nesta semana. O Açude Patos, localizado no município de Sobral, foi o primeiro do Estado a atingir sua capacidade máxima na noite desta quarta-feira (15). Já o Açude Forquilha, no município homônimo, começou a sangrar na madrugada desta quinta-feira (16).

A barragem Patos, situada na Bacia do Litoral, alcançou pela terceira vez consecutiva seu volume máximo de 7,55 milhões de m³, marcando um feito notável por ocorrer ainda na pré-estação chuvosa. As chuvas intensas em Sobral, que chegaram a 140mm nesta quarta-feira, contribuíram para o rápido aumento do nível do reservatório, com um acréscimo de 45% de seu volume total em apenas dois dias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Açude Forquilha, na região do Acaraú, também ultrapassou sua capacidade máxima de 50,1 milhões de m³, repetindo o feito pelo terceiro ano consecutivo. Além de abastecer a sede do município, o reservatório atende comunidades rurais e indústrias nas proximidades. O volume acumulado de chuvas no município chegou a 203mm nesta quinta-feira.

Atualmente, o Ceará possui um volume total de 8 bilhões de m³ de água acumulada nos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o que equivale a 43,2% da capacidade máxima. A expectativa é que o volume continue subindo com o início oficial da estação chuvosa, que se estende de fevereiro a maio.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As chuvas de pré-estação reforçam a importância dos reservatórios no abastecimento e na segurança hídrica do Ceará, principalmente em regiões dependentes dessas estruturas para consumo humano e atividades econômicas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile