O altar sempre foi um espaço de sonhos para Nádia Melo e Ynaira Bastos, ambas coroinhas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, em Fortaleza. Desde cedo, elas se sentiram chamadas a servir na Igreja.
“Desde criança, sempre tive esse interesse. Aos 10 anos, recebi minha primeira eucaristia e pedi à minha mãe para me inscrever no grupo dos coroinhas. No mesmo ano, comecei minha formação e fui investida. Desde então, sigo nesse serviço”, conta Nádia, hoje com 19 anos, que também coordena os cerca de 100 coroinhas de sua paróquia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ynaira compartilha um sentimento semelhante. “Sempre sonhei em ser coroinha. Olhava para o altar e me encantava. Em 2022, meu sonho se realizou”, relata emocionada.
Reconhecendo a dedicação de mais de 5 mil jovens coroinhas apenas em Fortaleza, a Arquidiocese está preparando um Jubileu especial para eles. O evento ocorrerá na manhã do dia 2 de agosto, na Catedral Metropolitana, com a presença do arcebispo Dom Gregório Paixão.
Segundo o coordenador do Jubileu dos Coroinhas, Rafhael Maciel, a ideia surgiu como forma de celebrar a importância do trabalho realizado por esses jovens. “Os coroinhas têm uma função essencial na liturgia. Eles colaboram diretamente com os sacerdotes em missas, casamentos e batizados. Por isso, pensamos em um dia especial para celebrar o Jubileu”, explica Rafhael.
Os jubileus, que no início da Igreja aconteciam apenas a cada 50 anos, passaram a ser celebrados a cada 25 anos, permitindo que mais pessoas possam vivenciar essa experiência espiritual única. “Deus queira que muitos coroinhas que participarão agora, daqui a 25 anos possam viver novamente essa experiência jubilar”, reflete Rafhael.
Com as inscrições sendo organizadas pelas paróquias da Arquidiocese, a expectativa entre os jovens é grande. Para Nádia, o evento será marcante. “Fico muito feliz em participar desse Jubileu. É uma oportunidade única para reunir os coroinhas de toda a Arquidiocese e celebrar a alegria do Natal do Senhor”, afirma.
Ynaira também não esconde sua empolgação. “Estamos ansiosas por esse encontro, que vai lotar a Catedral e aquecer ainda mais o coração dessa juventude que valoriza o que realmente importa”, conclui.
O Jubileu dos Coroinhas promete ser um marco para a juventude católica da Arquidiocese de Fortaleza, reunindo milhares de jovens que, desde cedo, se dedicam a servir na liturgia com amor e devoção.
Leia também – Fortaleza se prepara para o Jubileu 2025 com 17 igrejas como pontos de peregrinação
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<