A prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, decretou estado de emergência nesta quinta-feira, 16, por conta das fortes chuvas que atingem a região. Foram 197,8 milímetros de chuva, quase o esperado para todo o mês de janeiro na cidade (215 mm). E a previsão é de mais tempestades na região nesta sexta-feira, 17.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, a cidade já registrou 68 pontos de alagamento e inundação, três desmoronamentos e oito pessoas desabrigadas por conta da chuva. Ao todo, 16 pessoas precisaram de resgate. O alerta é “máximo” para risco de deslizamentos.
A recomendação é que a população fique atenta a possíveis alagamentos em áreas mais baixas da cidade e evite deslocamentos durante as tempestades. A Secretaria de Obras realiza neste momento a limpeza de ruas e avenidas onde a água já baixou, como na Praça Almirante Tamandaré e na Avenida Alvin Bauer, no centro
“As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população. O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) foi acionado”, afirma a prefeitura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“É um momento realmente preocupante, chuvas torrenciais, onde todos nós fomos pegos de surpresa. Nós precisamos de fato de uma força-tarefa, para reconstruir toda a cidade, principalmente nos bairros. Agora é focar nas pessoas, garantir a vida, o cuidado e a segurança”, disse a prefeita Juliana Pavan, em publicação no site da prefeitura.
Foi iniciada uma campanha de doações para desabrigados e animais resgatados. Itens como alimentos, produtos de higiene, cobertores, colchões e materiais de construção podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, na Rua 3.100, número 876, ou no Galpão viveiro Mata Atlântica, na entrada do Parque Raimundo Malta.
A Grande Florianópolis e outros municípios do litoral norte catarinense também foram afetados pelas chuvas. Às 19h30 de quinta, havia 100 desalojados em Camboriú, 50 em Itapema e 30 em Porto Belo, segundo o governo. pelo menos cinco municípios haviam decretado situação de emergência.
Leia também | Helicóptero cai na região de Caieiras, em SP; duas pessoas são resgatadas com vida
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<