Programa Moto Segura tem sido um dos principais aliados na redução de crimes envolvendo motocicletas
Ceará recupera mais de 7 mil veículos em 2024, com redução de roubos e furtos no estado
O Ceará encerrou 2024 com a recuperação de 7.294 veículos e redução de roubos e furtos em todo o estado. O número é o resultado de iniciativas como o programa Moto Segura, o uso de tecnologias como o sistema Agilis e o Núcleo de Videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), além do aumento de ações ostensivas e investigativas. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Redução de roubos e furtos no Ceará
Os números revelam uma redução significativa nos índices de crimes contra veículos:
- Roubos de veículos: queda de 15,5%, com 6.588 ocorrências em 2024, contra 7.794 em 2023.
- Furtos de veículos: redução de 7,3%, com 5.636 registros em 2024, frente a 6.081 no ano anterior.
A análise específica de motocicletas, que representam uma parte relevante dos casos, também apresenta diminuições expressivas:
- Roubos de motos: redução de 16,2%, com 5.025 casos em 2024, contra 5.994 em 2023.
- Furtos de motos: queda de 10,8%, com 4.645 registros em 2024, comparados a 5.209 em 2023.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programa Moto Segura e tecnologias inovadoras
O programa Moto Segura tem sido um dos principais aliados na redução de crimes envolvendo motocicletas. Voltado inicialmente para mototaxistas e motociclistas que atuam em aplicativos de entrega, a iniciativa oferece a instalação de rastreadores e chips de transmissão de dados. Em caso de roubo, o proprietário pode acionar a Ciops, que monitora e localiza o veículo.
Até o momento, 2.542 motocicletas foram cadastradas no programa. Em novembro, a primeira moto cadastrada no Moto Segura e roubada foi recuperada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no mesmo dia do crime. “Só a gente sabe o quanto trabalha e rala para conseguir um objeto como esse. Tem que fazer o cadastro mesmo”, comemorou o motociclista Rodney Vieira, proprietário do veículo recuperado.
Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o sucesso na redução dos crimes patrimoniais se deve ao trabalho das equipes de segurança e aos investimentos do Governo do Ceará em tecnologias inovadoras. Ele destaca que o Moto Segura se soma a iniciativas como o Meu Celular, o programa Segurança no Ponto e o fortalecimento do videomonitoramento em todo o estado.
“Esses programas refletem o compromisso do Governo do Ceará com a proteção do patrimônio e da vida do cidadão”, concluiu o secretário.
Leia também | Estudante cearense de escola pública conquista bolsa integral na Universidade de Harvard
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.