Ícone do site Portal GCMAIS

Roubo de veículos no Ceará cai 15,5% em 2024; mais de 7 mil foram recuperados

Roubo de veículos no Ceará cai 15,5% em 2024; mais de 7 mil foram recuperados

(Foto: Divulgação / Sefaz)

O Ceará registrou uma expressiva redução de 15,5% nos roubos de veículos em 2024, com 6.588 ocorrências, comparado aos 7.794 casos registrados no ano anterior. Os furtos de carros e motocicletas também apresentaram queda de 7,3%, totalizando 5.636 casos em 2024 contra 6.081 em 2023. Os números refletem o impacto positivo de ações estratégicas e investimentos em segurança pública no estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As motocicletas, que são frequentemente alvo de crimes, tiveram quedas ainda mais significativas. Os roubos diminuíram 16,2%, com 5.025 ocorrências registradas em 2024, enquanto os furtos caíram 10,8%, somando 4.645 casos no mesmo período. Essas reduções destacam a eficácia de programas como o Moto Segura, implementado pelo Governo do Ceará, que vem protegendo mototaxistas e motociclistas de aplicativo por meio de tecnologia de rastreamento.

O Moto Segura foi apontado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, como um dos pilares para a redução dos crimes envolvendo motocicletas. O programa oferece um sistema de rastreamento para mototaxistas e entregadores por aplicativo, que pode ser ativado em caso de sinistro.

“O motociclista cadastra seu veículo no site do Detran, instala um equipamento de rastreamento e adquire um chip para transmissão de dados. Em caso de roubo, ele comunica à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que monitora e localiza o veículo para restituí-lo ao proprietário”, explica o secretário.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em novembro de 2024, a Polícia Civil do Ceará restituiu a primeira motocicleta cadastrada no programa, roubada e recuperada no mesmo dia. Rodney Vieira, proprietário do veículo, celebrou a eficácia da iniciativa. “Só a gente sabe o quanto rala para conseguir um objeto como esse. Tem que fazer o cadastro mesmo”, comentou.

Além do Moto Segura, o Ceará também conta com ferramentas tecnológicas como o sistema Agilis, o Núcleo de Videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Nuvid/Ciops) e programas como o Segurança no Ponto. Essas iniciativas, somadas ao aumento de ações ostensivas e investigativas, foram fundamentais para a recuperação de 7.294 veículos em 2024.

Segundo Roberto Sá, o Governo do Ceará tem investido em soluções inovadoras para proteger o patrimônio e a vida dos cidadãos. “Estamos combinando tecnologia com trabalho integrado das Forças de Segurança, o que tem gerado resultados muito positivos”, afirma o gestor.

O desempenho do Ceará na redução de roubos e furtos de veículos reflete o impacto das estratégias de segurança pública, que incluem o uso de tecnologias avançadas e programas voltados para públicos específicos. A continuidade desses investimentos promete fortalecer ainda mais a proteção ao patrimônio e melhorar a qualidade de vida da população cearense.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile