Ícone do site Portal GCMAIS

Mais quatro açudes sangram no Ceará, totalizando cinco com volume máximo em 2025

Mais quatro açudes sangram no Ceará, totalizando cinco reservatórios com volume máximo em 2025

Foto: Reprodução

Cinco açudes no Ceará atingiram o volume máximo e estão sangrando nesta segunda-feira (20), de acordo com monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até a última quinta-feira (16), apenas dois reservatórios estavam nessa condição: Forquilha, na cidade homônima, e Patos, em Sobral.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Na sexta-feira (17), o açude São Pedro de Timbaúba, localizado em Miraíma, também verteu. No sábado (18), o açude Caldeirões, em Saboeiro, foi incluído na lista, seguido pelos açudes Arrebita, em Forquilha, e Germinal, em Pacoti, que atingiram sua capacidade máxima nesta segunda-feira (20).

Com isso, os açudes sangrando atualmente são Forquilha, São Pedro de Timbaúba, Caldeirões, Arrebita e Germinal. Enquanto isso, o açude Patos reduziu levemente seu volume, registrando 97,9% da capacidade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Publicidade

Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, cinco estão sangrando, dois apresentam volumes superiores a 90% — Patos e Jenipapo, em Meruoca — e 36 reservatórios estão com volumes abaixo de 30%. Entre estes estão o maior do Estado, Castanhão, com 27,3%, e o quinto maior, Figueiredo, com 28,4%, ambos localizados em Alto Santo, na região do Vale do Jaguaribe.

Atualmente, a capacidade total dos reservatórios cearenses está em 43,51%, segundo os dados mais recentes da Cogerh.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que há condições de instabilidade atmosférica favoráveis a precipitações em todas as macrorregiões do Ceará até a próxima quarta-feira (22).

Para esta segunda-feira, a previsão é de chuvas em todas as macrorregiões, com intensidade variando entre fraca e moderada. No entanto, na região da Ibiapaba, há chances de precipitações fortes durante a tarde e noite. No Cariri, as chuvas mais intensas são esperadas no final da noite. Em outras regiões, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com menor intensidade.

Na terça-feira (21), as precipitações podem variar de moderadas a fortes na região do Cariri, especialmente na madrugada. Nas demais regiões, espera-se uma redução nos volumes de chuva, com ocorrências isoladas ao longo do dia.

Para a quarta-feira (22), há previsão de áreas de instabilidade se formando sobre o oceano e avançando em direção à costa, podendo provocar chuvas principalmente nas regiões litorâneas.

Leia também | Criminosos roubam cavalos avaliados em mais de R$ 100 mil e um dos suspeitos é preso

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

Sair da versão mobile