INFORMAÇÕES FALSAS

Após notificação da AGU, TikTok remove vídeo fake de Haddad sobre ‘taxação de pobres’

Advogados da União argumentaram que a postagem tem caráter enganoso e fraudulento

Compartilhe:
21 de janeiro de 2025
Estadão Conteúdo

O TikTok excluiu um vídeo manipulado por inteligência artificial que atribuía ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarações falsas sobre “taxação de pobres”. A remoção foi realizada após a Advocacia-Geral da União (AGU) intimar a rede social a tirar o vídeo do ar em 24 horas.

Após notificação da AGU, TikTok remove vídeo fake de Haddad sobre ‘taxação de pobres’
Foto: Reprodução

A notificação foi enviada na noite da segunda-feira, 20.

O vídeo já havia sido excluído na manhã desta terça, segundo a AGU.

Os advogados da União argumentaram que a postagem tem caráter enganoso e fraudulento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

TikTok remove vídeo fake de Haddad sobre ‘taxação de pobres’

“A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, diz um trecho do documento.

A AGU ressaltou que a publicação já havia sido retirada do ar e foi repostada pelo mesmo usuário.

Haddad reitera preocupação com fake news

Na semana passada, o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou que o governo articula uma reação em quatro frentes como resposta às mudanças anunciadas pela empresa Meta em relação à checagem de fatos nos Estados Unidos.

Haddad relembrou que foi alvo de um deep fake na semana passada. O vídeo com a imagem de Haddad em conversa com jornalistas na saída da sede da Fazenda foi alterado para trazer declarações mentirosas sobre a criação de novos impostos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Ele disse que nesta terça, mais uma vez, uma notícia falsa simulando o cabeçalho de um site de notícias circulou com a informação mentirosa de que o governo criaria uma taxa ambiental sobre veículos com mais de 20 anos de uso.

“Já estou prevenindo vocês que parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita nós vamos ter efetivamente dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, funcionários públicos e tudo mais para combater um tipo de barbaridade que, na minha opinião, com esse alinhamento com o fascismo deve acontecer mais Então existe uma extrema direita hoje organizada no mundo, com um poder de fogo bastante grande e isso é muito delicado para a democracia”, afirmou Haddad.

Leia também |Lula: Em nome do governo brasileiro, cumprimento Trump pela sua posse

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.