JUBILEU 2025

Saiba o passo a passo do peregrino para receber a indulgência plenária

A Arquidiocese de Fortaleza conta com 17 templos jubilares, incluindo a Catedral Metropolitana de Fortaleza

Compartilhe:
21 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O Jubileu de 2025, iniciado oficialmente em dezembro de 2024 com a abertura das Portas Santas, é uma oportunidade rara de renovação espiritual para os católicos. Este período, celebrado a cada 25 anos em sua forma ordinária, oferece a chance de receber a indulgência plenária, um dos maiores dons espirituais da Igreja Católica.

Saiba o passo a passo do peregrino para receber a indulgência plenária
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No contexto religioso, o Jubileu remonta à tradição hebraica como um período de perdão de dívidas e libertação dos escravos, comemorado a cada 50 anos. Para os católicos, ele se traduz na concessão da indulgência plenária pelo Papa. O último Jubileu ordinário aconteceu no ano 2000, durante o pontificado de São João Paulo II, seguido de um Jubileu extraordinário da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco em 2016.

Em 2025, o Jubileu é mais uma oportunidade de graça, marcada pela peregrinação a igrejas jubilares e pelo cumprimento de requisitos espirituais que proporcionam o perdão total dos pecados e a remissão das penas temporais.

Saiba o passo a passo do peregrino para receber a indulgência plenária

  1. Fazer uma peregrinação
    O fiel deve visitar uma das igrejas designadas como templos jubilares e atravessar a Porta Santa com espírito de oração e penitência.
  2. Confessar-se
    A confissão pode ser realizada no local ou em até sete dias antes, ou depois da peregrinação. É necessário relatar os pecados ao sacerdote, receber a absolvição e cumprir a penitência.
  3. Participar da Santa Missa e comungar
    É indispensável participar de uma celebração eucarística e receber a comunhão com piedade e devoção.
  4. Rezar pelo Papa
    Rezar um Pai-Nosso, três Ave-Marias e um Glória ao Pai pelas intenções do Santo Padre.
  5. Praticar uma obra de misericórdia
    O ato de caridade pode ser material, como ajudar quem está em necessidade, ou espiritual, como consolar alguém ou visitar enfermos.

A Arquidiocese de Fortaleza conta com 17 templos jubilares, incluindo a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, e paróquias em bairros como Parangaba, Montese e Messejana. No interior, destacam-se o Santuário Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, e igrejas em Baturité, Cascavel e Chorozinho.

Ao longo de 2025, a Arquidiocese de Fortaleza organizará diversos eventos voltados para públicos específicos, como jovens, crianças, famílias e leigos. Entre os destaques estão:

  • 15 de março: Catequese para jovens com o Arcebispo, na Catedral Metropolitana.
  • Caminhada penitencial: Saída da Igreja de Nossa Senhora da Saúde até a Catedral, além de edições regionais em Baturité, Canindé e Cascavel.
  • Jubileus dedicados às famílias e movimentos marianos em abril e maio.

Para orientar os fiéis, será lançada uma cartilha intitulada “Guia do Peregrino”, com detalhes sobre o Jubileu, as igrejas jubilares e as etapas para receber a indulgência. O material estará disponível no site e nas redes sociais da Arquidiocese até 10 de fevereiro.

O Jubileu é definido como um momento de renovação espiritual, caridade e perdão. É um convite para deixar para trás o que aprisiona e recomeçar com foco no essencial. Como destaca o Pe. Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral, “é um tempo de graça que nos chama à conversão e à reconciliação com Deus e com os irmãos”.

Aproveitar essa oportunidade é mais do que uma prática de fé: é um compromisso com a renovação da alma e com a busca pela santidade.

Leia também – Fortaleza se prepara para o Jubileu 2025 com 17 igrejas como pontos de peregrinação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.