Na manhã desta quinta-feira (23), duas cobras da espécie Real Mexicana Preta (Lampropeltis Getula Nigrita) foram apreendidas em uma encomenda postal no Aeroporto de Fortaleza. A operação foi uma ação de rotina da Receita Federal, por meio da Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal no Terminal de Cargas.
A encomenda, que utilizava pedras de argila para dissimulação, teve sua origem rastreada em Governador Mangabeira, na Bahia, e tinha como destino final a cidade de Juazeiro do Norte, município do interior do Ceará. A identificação do conteúdo ilícito foi possível graças a técnicas avançadas de análise de risco empregadas pela Receita Federal.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Cobra Real Mexicana Preta é avaliada em cerca de R$ 7 mil no comércio regular.
Duas Cobras Reais Mexicanas são encontradas em encomenda no Aeroporto de Fortaleza
Após a apreensão, os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que ficou responsável por apurar as responsabilidades do caso e providenciar a devolução das cobras ao seu habitat de origem. A Receita Federal ressaltou que a operação é parte do trabalho contínuo de combate a atividades ilegais, que frequentemente financiam organizações criminosas, causando prejuízos à sociedade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Essa apreensão destaca o papel crucial das autoridades na proteção da biodiversidade e na repressão ao tráfico de animais, um problema que impacta tanto o meio ambiente quanto a segurança pública.
Leia também | Homem é preso após matar companheira asfixiada com travesseiro durante discussão em Aquiraz/CE
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<