REQUALIFICAÇÃO

Avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa serão transformadas em polo tecnológico de Fortaleza

O plano também inclui melhorias na infraestrutura das avenidas e em seu entorno.

Compartilhe:
24 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou um ambicioso projeto de requalificação urbana que promete transformar as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa em um polo tecnológico e cultural. A iniciativa, divulgada nesta sexta-feira (24) durante encontro com comerciantes no Centro da cidade, prevê a criação de um corredor 24 horas, com espaço para startups, bares e restaurantes, promovendo o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa serão transformadas em polo tecnológico de Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para incentivar a ocupação do Centro e da Monsenhor Tabosa, o projeto inclui isenções fiscais voltadas aos empreendedores locais. Evandro Leitão destacou que a estratégia se baseia em modelos bem-sucedidos observados em outras cidades, onde startups têm apresentado soluções inovadoras para desafios urbanos. “Queremos replicar esse modelo, atraindo startups para o Centro e promovendo soluções criativas e sustentáveis para Fortaleza”, afirmou o prefeito.

Ao mesmo tempo, o projeto busca diversificar as atividades na região, permitindo que bares e restaurantes também se estabeleçam. A ideia é criar um ambiente dinâmico, que funcione como um ponto de encontro para moradores, turistas e empreendedores, fortalecendo a economia local.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O plano também inclui melhorias na infraestrutura das avenidas e em seu entorno. Entre as prioridades estão a readequação do tamanho das calçadas nas ruas Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto, atualmente subutilizadas devido à redução do fluxo de pedestres. Com o aumento do espaço para os carros, a implantação do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul também será priorizada, garantindo tarifas mais acessíveis para os motoristas.

A revitalização também abrangerá a recuperação de patrimônios históricos e culturais da região, incluindo a requalificação da praça central. “Ainda este ano, daremos a ordem de serviço para o início das obras, que devem começar até junho, ou possivelmente antes”, afirmou o prefeito.

Com essas mudanças, a expectativa é revitalizar uma das áreas mais tradicionais da cidade, atraindo novos investimentos, gerando empregos e transformando o Centro e a Monsenhor Tabosa em um ambiente vibrante e inovador. A integração entre história, tecnologia e lazer promete mudar o panorama urbano da região e consolidar Fortaleza como um polo de inovação no Nordeste.

Em abril, o prefeito voltará a se reunir com a entidade de varejo de Fortaleza para discutir os avanços do projeto e acelerar sua execução. Essa reunião será uma oportunidade para ajustar detalhes e ouvir as demandas dos principais interessados: os empreendedores e a população local.

Leia também |MEC vai autorizar segunda etapa das obras do ITA em Fortaleza na próxima segunda-feira (27)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.