Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios seja considerado baixo, as autoridades recomendam atenção redobrada.
Ceará tem alerta de chuvas intensas para 14 cidades; veja quais são
Pelo menos 14 cidades do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira (24), de acordo com boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão inclui precipitações de até 50 milímetros e ventos fortes, com velocidade entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios seja considerado baixo, as autoridades recomendam atenção redobrada.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Cidades sob alerta
As cidades em alerta são:
- Aiuaba
- Antonina do Norte
- Arneiroz
- Campos Sales
- Crateús
- Independência
- Ipaporanga
- Novo Oriente
- Parambu
- Poranga
- Quiterianópolis
- Salitre
- Tamboril
- Tauá
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na capital Fortaleza, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas durante o dia, com temperatura máxima de 30ºC. No período noturno, o cenário permanece semelhante, com muitas nuvens e chances de precipitações isoladas.
Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta para a ocorrência de chuvas isoladas em diferentes macrorregiões do estado, especialmente durante a madrugada e o início da manhã na faixa litorânea e no sul do Ceará. No noroeste, as chuvas podem ocorrer principalmente no período da tarde.
A forte ventania que atingiu o município serrano de Ibiapina na tarde desta quinta-feira (23) provocou danos significativos, como a queda de árvores, destelhamento de casas e derrubada de muros. Os estragos foram registrados nas localidades de Sítio Baixão, Sítio Taquara, Sítio Cordeiro e Sítio Taquaratis — sendo esta última a mais afetada.
“Foi tipo um tornado que passou por lá”, relatou o abatedor Everaldo Rodrigues, que estava no Sítio Taquaratis visitando os pais. Ele descreveu o episódio como algo inédito e assustador: “O susto foi enorme. Foi um fato que nunca tinha acontecido.”
Segundo a Funceme, o Ceará tem 45% de chances de registrar chuvas dentro da média histórica entre fevereiro e abril deste ano. Há ainda 35% de probabilidade de chuvas abaixo da média e 20% de chuvas acima da média para o mesmo período.
O aquecimento do Atlântico Tropical foi apontado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, como o principal fator determinante para esses indicativos. A perspectiva é de um período chuvoso moderado, mas com episódios pontuais de alta intensidade.
Leia também |MEC vai autorizar segunda etapa das obras do ITA em Fortaleza na próxima segunda-feira (27)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.