Linguagem informal motivou a Corregedoria a emitir um ofício pedindo maior cautela
Saiba quem é a juíza que usou meme do “Homem-Aranha” em despacho
A juíza Karina Dusse, da Justiça Federal da 2ª Região, voltou a ganhar destaque nas redes sociais após a circulação de uma decisão, emitida em setembro, na qual admitiu um erro utilizando a expressão popular “vacilei”. A juíza já havia chamado atenção no final do ano passado por incluir o meme do Homem-Aranha em um despacho, destacando um equívoco no encaminhamento de um processo.
No caso mais recente, Dusse respondia a embargos de declaração de uma das partes, que apontava um equívoco em sua decisão anterior. No texto, ela reconheceu o erro de forma descontraída: “Com razão os embargantes. Noutros termos, na gíria, ‘vacilei'”.
A linguagem informal usada por Dusse motivou a Corregedoria Regional de Justiça da 2ª Região a emitir um ofício nesta terça-feira (21), pedindo maior cautela. No documento, a corregedora Letícia Santis de Mello destacou a importância de uma linguagem simples e acessível no Judiciário, mas alertou para a necessidade de evitar elementos que possam comprometer “a seriedade e o decoro” dos magistrados.
Quem é a juíza que usou meme do “Homem-Aranha” em despacho
Natural de São Bernardo do Campo (SP), Karina Dusse formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2008. Possui pós-graduação em Contencioso pelo IBMEC Business School e trabalhou como advogada sênior na Petrobras antes de ingressar na magistratura.
Dusse tomou posse como juíza federal substituta no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) em novembro de 2020 e, desde então, tem ganhado notoriedade por sua abordagem pouco convencional em algumas decisões judiciais.
A decisão que envolveu o meme do Homem-Aranha, no final de 2024, foi amplamente comentada. Na ocasião, a magistrada usou a imagem para ilustrar um erro de envio de processo para a vara errada, chamando atenção para o uso criativo, mas polêmico, de elementos informais em documentos judiciais.
Enquanto a postura da juíza divide opiniões entre aqueles que elogiam sua abordagem mais próxima da linguagem cotidiana e críticos que questionam a formalidade necessária ao Judiciário, o debate sobre a comunicação no sistema de Justiça permanece em pauta.
Leia também | TV Cidade Fortaleza transmite, direto do Vaticano, as celebrações do Jubileu 2025
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.