O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) registrou um crescimento significativo no setor de serviços autônomos em 2024, no Ceará. Segundo dados do órgão, 20.018 serviços foram realizados por profissionais cadastrados, representando uma alta de 9% em relação a 2023.
O aumento foi impulsionado por estratégias como a interiorização das ações, que ampliaram o alcance do serviço tanto no interior do estado quanto na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou o impacto dessas medidas:
“Iniciamos o cadastro e a oferta dos serviços autônomos no interior do estado e na RMF. Desta forma, acreditamos ampliar ainda mais os resultados em 2025.”
Setor de serviços autônomos no Ceará
Dados financeiros e categorias mais demandadas
Os serviços autônomos movimentaram mais de R$ 2,8 milhões no último ano, fruto da prestação de serviços em diferentes áreas. Entre as ocupações mais procuradas estão:
- Faxineiros;
- Trabalhadores de serviços gerais;
- Garçons;
- Bombeiros hidráulicos;
- Eletricistas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Modernização com tecnologia
Uma das grandes novidades de 2024 foi o lançamento do aplicativo Tem Trabalho, criado para otimizar a intermediação entre trabalhadores e clientes. A ferramenta, disponível para Android e iOS, facilita a contratação de profissionais de forma prática e segura. O presidente do IDT, Raimundo Angelo, ressaltou a importância dessa inovação:
“Intensificamos as medidas para a expansão dos Serviços Autônomos do IDT, com ações modernas e sensíveis às demandas dos trabalhadores e dos clientes, facilitando o acesso à oferta e procura por serviços de forma autônoma.”
Além da intermediação, o IDT desenvolveu ações voltadas à qualificação de trabalhadores autônomos. Desde agosto, a instituição promoveu um projeto que formou cerca de 950 alunos em 38 turmas, abrangendo desempregados, jovens em busca do primeiro emprego e profissionais autônomos cadastrados. Os cursos incluem módulos práticos e lições sobre relações humanas no mercado de trabalho, voltados para ocupações como pedreiros, faxineiros e cuidadores de idosos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como prestar um serviço
Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o seu cadastro ou acessar o aplicativo Tem Trabalho. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. Durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto.
Como solicitar um serviço
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem fazê-lo por meio do Whatsapp da instituição (2180-6210), pelo telefone fixo (2180-6211) ou acessando o aplicativo Tem Trabalho. A solicitação também pode ser feita através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número (85) 3222.0340, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No portal www.idt.org.br estão disponíveis informações diversas, bem como a tabela com os valores de referência para alguns serviços.
Leia também: Nova linha de ônibus Siqueira/Hospital Universitário do Ceará começa a operar em Fortaleza na segunda-feira (27)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<