Na manhã deste sábado (25/1), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, acompanhado da vice-prefeita Gabriella Aguiar, vereadores e secretários municipais, percorreu áreas de risco no Conjunto Tancredo Neves, no bairro Jardim das Oliveiras, e em comunidades próximas à Lagoa da Sapiranga. A visita teve como objetivo avaliar a situação das localidades e definir medidas para prevenir os impactos das fortes chuvas que têm atingido a capital.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No início do mês, a gestão municipal intensificou ações de limpeza de canais, mananciais e vias públicas, como parte de um esforço para mitigar os efeitos da quadra chuvosa, período crítico para alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.
Durante a visita ao Conjunto Tasso, no Jardim das Oliveiras, o prefeito constatou a ausência de infraestrutura de drenagem adequada, além do acúmulo de lixo e detritos. Evandro Leitão garantiu que medidas serão adotadas para solucionar os problemas e destacou o compromisso da administração com a melhoria da qualidade de vida da população.
“Nós temos um compromisso, junto à comunidade, de fazer a drenagem, a desobstrução dos bueiros e a limpeza do Conjunto Tasso, assim como estamos fazendo em toda Fortaleza”, afirmou o prefeito.
Evandro Leitão também aproveitou para reforçar o apelo à população para a destinação correta dos resíduos sólidos, lembrando que o descarte inadequado contribui para o entupimento de bueiros e agravamento dos alagamentos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Queremos fazer uma solicitação a você, fortalezense, para que também possa nos ajudar colocando o lixo nos pontos de coleta, sem espalhá-lo pela cidade. Estamos trabalhando muito para melhorar a situação de Fortaleza, esperem de nós muito trabalho para cuidar da população”, enfatizou.
Nas últimas semanas, o prefeito tem realizado visitas a outras localidades afetadas, incluindo bairros como Praia de Iracema, Mucuripe, Cais do Porto, Autran Nunes, Genibaú, Granja Portugal e Conjunto Esperança. Em todas as áreas, foram verificadas as condições de drenagem, limpeza e infraestrutura, com a execução de ações emergenciais para minimizar os impactos das chuvas.
As comunidades da Sapiranga também receberam atenção especial. A região, que sofre historicamente com alagamentos, terá reforço nas obras de limpeza e drenagem no entorno da Lagoa da Sapiranga, segundo a prefeitura.
A gestão municipal destacou que o sucesso das ações de prevenção depende de uma parceria entre o poder público e a população. Além das obras e medidas de limpeza, campanhas de conscientização estão sendo realizadas para informar os cidadãos sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Com a intensificação das chuvas prevista para os próximos meses, a prefeitura segue mobilizada em ações preventivas para reduzir os danos às comunidades vulneráveis.
Leia também | Jubileu 2025: o que são as portas santas e qual é a Igreja mãe de todas as igrejas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<