Além do Ceará, municípios da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul também foram afetados
Itapajé, Pereiro e Quixeramobim são incluídos em lista de cidades em emergência por desastres naturais
Os municípios de Itapajé, Pereiro e Quixeramobim, no Ceará, foram incluídos na lista de cidades em situação de emergência devido a desastres naturais. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. Além do Ceará, municípios da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul também foram afetados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ao todo, 16 cidades brasileiras enfrentam desastres que incluem estiagem, fortes chuvas, queda de granizo e seca. No Ceará, Itapajé, Pereiro e Quixeramobim foram listados por conta da estiagem. Já na Bahia, os municípios de Canudos e Mansidão também enfrentam o mesmo problema, assim como Boa Vista e Solânea, na Paraíba, e Acauã e Paulistana, no Piauí.
Outras localidades foram atingidas por fortes chuvas, como Itambé e Maiquinique, na Bahia; Paraíba, em Minas Gerais; e São Luís do Piauí, no Piauí. Em Amaral Ferrador, no Rio Grande do Sul, e Monte Alto, em Minas Gerais, o problema registrado foi a queda de granizo. Já Bonfim do Piauí, no Piauí, sofre com a seca, caracterizada pela ausência prolongada de chuvas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cidades em emergência por desastres naturais
Com o decreto de emergência, as prefeituras podem solicitar apoio do Governo Federal, incluindo recursos para a compra de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e higiene, além de refeições para trabalhadores e voluntários.
Os pedidos devem ser formalizados pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e passarão por análise da equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após a aprovação, o valor destinado a cada município será publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Leia também | Fortaleza está entre os destinos mais desejados do Brasil para o Carnaval 2025, aponta pesquisa
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Palmeiras pode ser punido pela Conmebol por gesto racista contra torcedores do Cerro

Evandro diz que recebeu Prefeitura de Fortaleza endividada e só pode fazer grandes investimentos em 2026

Depoimento de Deolane na CPI das Bets é barrado pelo STF
