CEARÁ

Itapajé, Pereiro e Quixeramobim são incluídos em lista de cidades em emergência por desastres naturais

Além do Ceará, municípios da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul também foram afetados

Compartilhe:
28 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

Os municípios de Itapajé, Pereiro e Quixeramobim, no Ceará, foram incluídos na lista de cidades em situação de emergência devido a desastres naturais. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. Além do Ceará, municípios da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul também foram afetados.

Itapajé, Pereiro e Quixeramobim são incluídos em lista de cidades em emergência por desastres naturais
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ao todo, 16 cidades brasileiras enfrentam desastres que incluem estiagem, fortes chuvas, queda de granizo e seca. No Ceará, Itapajé, Pereiro e Quixeramobim foram listados por conta da estiagem. Já na Bahia, os municípios de Canudos e Mansidão também enfrentam o mesmo problema, assim como Boa Vista e Solânea, na Paraíba, e Acauã e Paulistana, no Piauí.

Outras localidades foram atingidas por fortes chuvas, como Itambé e Maiquinique, na Bahia; Paraíba, em Minas Gerais; e São Luís do Piauí, no Piauí. Em Amaral Ferrador, no Rio Grande do Sul, e Monte Alto, em Minas Gerais, o problema registrado foi a queda de granizo. Já Bonfim do Piauí, no Piauí, sofre com a seca, caracterizada pela ausência prolongada de chuvas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cidades em emergência por desastres naturais

Com o decreto de emergência, as prefeituras podem solicitar apoio do Governo Federal, incluindo recursos para a compra de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e higiene, além de refeições para trabalhadores e voluntários.

Os pedidos devem ser formalizados pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e passarão por análise da equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após a aprovação, o valor destinado a cada município será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Leia também | Fortaleza está entre os destinos mais desejados do Brasil para o Carnaval 2025, aponta pesquisa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.