Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará tem 18 cidades em alerta para risco de chuvas intensas até sábado (1º)

Ceará tem18 cidades em alerta para risco de chuvas intensas até sábado (1º)

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Ceará está sob aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas que podem atingir até 50 milímetros por dia em 18 municípios. O alerta, que vigora até as 10h deste sábado (1º), também prevê ventos fortes, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Entre as cidades afetadas pelo aviso, encontram-se Aiuaba, Carnaubal, Crateús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipaporanga, Ipueiras, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito, Tauá, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Apesar do risco de chuvas intensas, o Inmet classificou o alerta como de nível 1, o que indica baixo risco de desastres, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica ou alagamentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

A previsão do tempo para os próximos dias, elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica uma condição atmosférica de estabilidade. Para o sábado (1º), o céu deve permanecer entre nublado e com poucas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas em diversas regiões do estado.

Publicidade

Ceará tem18 cidades em alerta para risco de chuvas intensas até sábado (1º)

  • Madrugada: Céu nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuvas isoladas nas regiões da faixa litorânea, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns.
  • Manhã: O padrão do céu permanece nublado a poucas nuvens, com chances de chuvas isoladas nas mesmas regiões.
  • Tarde: O céu continua variando entre nublado e poucas nuvens, com forte chance de chuvas isoladas, especialmente na Ibiapaba, Litoral Norte e no norte do Sertão Central e Inhamuns.
  • Noite: O céu se mantém nublado a poucas nuvens, com menor possibilidade de chuvas, restrita à região da Ibiapaba.

Embora o risco de desastres seja considerado baixo, é importante que os moradores das cidades afetadas sigam as recomendações das autoridades locais. Em caso de ventos fortes, evite áreas arborizadas e proteja objetos que possam ser carregados pelo vento. Em caso de chuva forte, permaneça em locais seguros e evite áreas propensas a alagamentos.

O Inmet continuará monitorando a situação e poderá emitir novos alertas conforme a evolução das condições climáticas. A população deve seguir as atualizações de previsões e agir com cautela para garantir sua segurança.

Leia também |Camilo Santana se afasta do MEC temporariamente para eleição no Senado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile